21 2461-0300

Cuidado com peças automotivas falsificadas

Cuidado com peças automotivas falsificadas

Por: Gabriela Rabinovici

As peças automotivas falsificadas geram um prejuízo de cerca de R$ 3 bilhões por ano ao mercado. Embora sejam baratas e aparentemente semelhantes às originais, elas podem causar danos irreversíveis ao carro e colocar a segurança do motorista em risco.

O problema é grave, pois é difícil identificar produtos falsos no momento da compra e substituição. Esteja sempre atento! As peças que mais sofrem falsificações são os rolamentos, filtros de óleo, rodas automotivas, amortecedores, bronzinas, anéis de pistão, lâmpadas e retentores. Peças falsas não seguem os critérios de fabricação e não passam por todos os testes exigidos.

As embalagens podem ser as mesmas das originais e muitos motoristas não solicitam a nota fiscal e a garantia do produto, o que facilita ainda mais, a venda de peças pirateadas.

É necessário cuidado ao escolher a oficina para fazer trocas e reparos. Leve o automóvel apenas em empresas reconhecidas no mercado, desconfie sempre de preços que estejam abaixo dos concorrentes, exija o orçamento da mão de obra e lista dos componentes a serem trocados e verifique se todos possuem o selo do Inmetro.

Hoje, no país existem associações especializadas que investigam, protocolam e encaminham denúncias à Polícia e, no fim do processo, também atuam como peritos na análise dos itens apreendidos, que podem ter origem no Brasil ou no exterior.

Lembre-se que além de aumentarem o risco de acidentes, as peças falsificadas sofrem maior desgaste e possuem menor desempenho.

Evite riscos, na oficina Widmen, você encontra peças originais e de excelente qualidade, além de profissionais certificados para realizar a substituição!

Fique por dentro:

Quando trocar as pastilhas de freio do carro?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/quando-trocar-as-pastilhas-de-freio-do-carro/

Itens opcionais que são indispensáveis no carro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/itens-opcionais-que-sao-indispensaveis-no-carro/

Open chat