21 2461-0300

Correia dentada: como mantê-la em bom estado por mais tempo

correia dentada

Correia dentada: como mantê-la em bom estado por mais tempo

Por: Gabriela Rabinovici

As correias são peças fundamentais para o bom funcionamento do motor e exercem diferentes funções, como alinhar o movimento dos pistões com o das válvulas e acionar alguns acessórios.

A quantidade de correias varia de acordo com o modelo do veículo, no entanto, existem basicamente quatro tipos e, embora não sejam peças caras, elas precisam de cuidados e trocas periódicas, do contrário, há o risco de ressecarem, romperem e elevar a temperatura do motor, até fundi-lo.

A correia dentada, conhecida também como sincronizadora, é a mais importante para o veículo e responsável por ligar o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, sincronizando as peças e fazendo com que as válvulas de admissão e de escapamento se abram e se fechem no momento certo.

Elas geralmente são feitas de nylon e borracha e sofrem desgaste com o tempo. Se arrebentarem, o carro não funciona mais e, infelizmente, ela não demonstra sintomas quando está prestes a romper, sendo muito difícil para o motorista identificar problemas. Por isso, na maioria das vezes, eles são surpreendidos com um ruído forte, que indica o rompimento da peça.

A troca preventiva é a melhor medida para evitar dor de cabeça. Siga o plano de revisões estabelecido pelo fabricante do veículo. Em geral, a troca é feita entre 40 mil quilômetros (no caso de uso severo predominante) e 100 mil quilômetros dependendo do modelo.

Para prolongar sua durabilidade, é preciso seguir essas dicas:

– Não cante pneus;

– Não reduza as marchas de forma brusca;

– Não faça o motor pegar no tranco.

Dicas:

– Comprou um carro com mais de 50 mil quilômetros rodados? Então faça a troca da correia imediatamente.

– Procure uma mecânica confiável para comprar e trocar a correia. Lembre-se que peças de má qualidade tem vida útil bem curta e alguns tipos podem não suportar o calor do motor. A Widmen é a mecânica geral especializada no conserto de correia dentada. Esperamos você aqui!

Leia mais:

Bandeja de suspensão: saiba quando trocar:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/bandeja-de-suspensao-saiba-quando-trocar/

Saiba o que fazer em caso de acidente de trânsito:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-o-que-fazer-em-caso-de-acidente-de-transito/

Gabriela Rabinovici

Open chat