21 2461-0300

Conhecendo as características do pneu

Conhecendo as características do pneu

Por: Gabriela Rabinovici

Os pneus são itens de extrema importância e a escolha correta da peça é deteminante para o bom desempenho e segurança do carro. Independentemente do tipo de veículo para que sejam destinados, os pneus devem apresentar características que reforçam a sua qualidade, afinal ele é o único elemento de contato entre o veículo e a estrada.

Confira as principais:

– Marcações laterais:

Além do nome da marca e da linha, na lateral dos pneus é possível encontrar a medida e as características do item, como largura nominal, relação entre a altura nominal da secção e a largura nominal da secção, a estrutura ou o código de construção, o diâmetro do aro e o índice de carga e velocidade.

– Distância de frenagem:

Este fator está relacionado à pressão do pneu. Em uma velocidade de 100km/h, a distância de frenagem com pneus corretamente inflados será de 40m. Já com os pneus murchos, a distância aumenta para 42,2m. O desempenho, consequentemente, aumenta em aproximadamente 6%, igual a 2,4m.

– Desgaste do pneu:

A pressão de ar incorreta causa desgaste irregular do item. Um pneu com pressão muito baixa tem 85% de vida útil, causado o desgaste da borda e risco de dano estrutural. Já quando a pressão está muito alta, há 90% de vida útil, causando desgaste no centro do pneu. Mantenha sempre a pressão correta!

– Integridade do pneu:

Um pneu é feito de borracha, aço e fibras, no entanto, fatores como objetos cortantes, impactos intensos, maus tratos, pressão incorreta e altas temperaturas podem causar defeitos estruturais visíveis e invisíveis. Opte sempre por pneus de boa qualidade, tenha cuidados específicos e ao primeiro sinal de dano procure uma mecânica especializada.

– Profundidade do sulco:

O chamado TWI (Tread Wear Indicator ou Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem), que consiste em uma pequena saliência de borracha localizada no interior do sulco do pneu, especificamente na banda lateral externa do item. A legislação brasileira estabelece que os sulcos dos pneus tenham, no mínimo, 1,6 milímetros de profundidade para que o motorista trafegue sem riscos de aquaplanagem, perda de estabilidade e acidentes. Trafegar com eles em mau estado acarreta multa de R$ 195,23 mais cinco pontos na carteira de habilitação.

A Widmen oferece uma gama de pneus Pirelli com alta resistência e durabilidade para o seu veículo. Vá até uma de nossas cinco unidades localizadas no Rio de Janeiro e Niterói.

Fique por dentro:

Tração do pneu: como funciona?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/tracao-do-pneu-como-funciona/

Pneus murchando: conheça as principais causas:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/pneus-murchando-conheca-as-principais-causas/

Gabriela Rabinovici

Open chat