21 2461-0300

Conheça os principais fatos sobre a invenção dos pneus

Conheça os principais fatos sobre a invenção dos pneus

Por: Gabriela Rabinovici

O pneu, item imprescindível para o funcionamento do veículo, foi inventado no século XIX, mais precisamente em 1888.

Em 1904 surgiram os primeiros modelos conhecidos como diagonais, no entanto, tinham baixa durabilidade, por isso, nessa época era comum levar de quatro a seis estepes no veículo durante as viagens.

No Brasil, a produção de pneus iniciou-se na década de 30, após a implantação do plano rodoviário ser concretizado em 1936 com a instalação, no Rio de Janeiro, da Companhia Brasileira de Artefatos de Borracha, mais conhecida como Pneus Brasil, que em seu primeiro ano, produziu mais de 29 mil pneus, segundo dados divulgados pela Anip – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. No final da década de 1980, o país já tinha produzido mais de 29 milhões de pneus.

Entre as diversas fábricas de pneus existentes atualmente no país, está a Pirelli, que iniciou suas atividades como indústria em 1929 e hoje é a marca líder do segmento no mercado nacional. Mais de 50% dos automóveis de passeio no Brasil saem das linhas de montagem com os pneus da marca. Além disso, ela produz também, câmaras de ar, protetores e materiais para a reconstrução de pneus.

Graças ao foco em tecnologia, pesquisa e à contribuição da Pirelli Labs, centro avançado de pesquisa a serviço de todas as unidades, o Grupo encaminhou, nos últimos anos e em diversos setores, algumas iniciativas fortemente voltadas à inovação como, por exemplo, a mobilidade sustentável.

A invenção do pneu é sem dúvida algo revolucionário para o transporte. Com o tempo, ele vem evoluindo e com o surgimento de novas tecnologias, podemos esperar ainda mais novidades por aí.

Saiba mais:

O pneu ideal para cada tipo de terreno e ocasião:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/o-pneu-ideal-para-cada-tipo-de-terreno-e-ocasiao/

Como armazenar os pneus do carro corretamente?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/como-armazenar-os-pneus-do-carro-corretamente/

Carlos

Open chat