21 2461-0300

Conheça os principais defeitos da direção hidráulica

Conheça os principais defeitos da direção hidráulica

A direção hidráulica já foi considerada um item de luxo para muitos consumidores, mas hoje é reconhecida como indispensável e muito comum em veículos leves e pesados. Seu principal objetivo é reduzir o esforço do motorista ao fazer manobras com o volante. O seu sistema conta com uma bomba hidráulica, reservatório de óleo, tubulações de alta e baixa pressão e o mecanismo de direção, assim, o motorista não precisa fazer esforço ao virar o volante, diferente da direção comum, muito mais dura.

Para funcionar,  o fluido pressurizado pela bomba hidráulica “empurra” a cremalheira e ajuda o condutor a manobrar o volante, no entanto, se houver falhas no sistema, o mecanismo funciona como uma direção comum.

É preciso identificar os problemas que podem ser simples ou mais graves. O recomendado é procurar uma oficina mecânica especializada e explicar detalhadamente para o profissional para que ele faça o diagnóstico e o devido reparo.

Desgastes de algumas peças podem provocar vazamentos que devem ser contidos o quanto antes, através da troca dos componentes. Se o reservatório estiver com nível baixo, deve ser completado com fluido hidráulico compatível, indicado no manual do proprietário.

Ruídos indicam alguma irregularidade, já que o sistema é silencioso. Nesse caso, pode ser que as correias estejam frouxas, ressecadas ou com mau contato, se estiver danificada deve ser trocada imediatamente.

Pneus desgastados, danificados e com pressão diferente do especificado, também causam avaria no sistema, por isso, a calibragem é necessária e a troca periódica é recomendada. Rodas desalinhadas também colaboram para trepidações e falhas na direção hidráulica, por isso devem ser alinhadas e balanceadas. Mangueiras com problemas devem ser trocadas e borrachas e parafusos devem ser apertados.

Dúvida em comprar o carro completo ou com a direção hidráulica fora da fábrica? Especialistas recomendam garantir o carro completo e a originalidade das peças, do contrário, perde-se potência e a garantia do veículo.

Por: Gabriela Rabinovici

Saiba mais:

Câmbio manual x câmbio automático: qual escolher:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/cambio-manual-x-cambio-automatico-qual-escolher/

Quanto calibrar em cada estação do ano:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/quanto-calibrar-em-cada-estacao-do-ano/

]]>

Carlos

Open chat