21 2461-0300

Conheça os diferentes tipos de iluminação automotiva

Conheça os diferentes tipos de iluminação automotiva

Por: Gabriela Rabinovici

A iluminação automotiva têm como objetivo, melhorar a visibilidade durante a direção diurna e noturna, proporcionando ainda, um upgrade na aparência do veículo. Os diferentes tipos de faróis e luzes possuem funções variadas e é imprescindível saber em quais situações utilizá-los.

Confira os principais:

Farol de neblina:

Luz com facho aberto destinada a aumentar a iluminação da via em caso de neblina, chuva forte ou nuvens de pó. Melhora a visibilidade em até 70%.

Farol de milha (Farol de longo alcance):

Presente em modelos específicos, ajuda a melhorar a visão do motorista em distâncias mais longas. Possui um facho de luz intenso e deve ser usado junto com a luz alta ligada, mas como incomoda bastante em estrada de mão dupla é utilizado apenas em vias sem nenhuma iluminação, desde que não atrapalhe a visão de quem vem no sentido contrário.

Luz de freio:

Luz do veículo destinada a indicar aos demais usuários da via, que se encontram atrás do veículo, que o condutor está aplicando o freio de serviço.

Luz indicadora de direção (pisca-pisca ou seta):

Luz do veículo destinada a indicar aos demais usuários da via que o condutor tem o propósito de mudar de direção para a direita ou para a esquerda.

Luz de marcha à ré:

Luz do veículo destinada a iluminar atrás do veículo e advertir aos demais usuários da via que o veículo está efetuando ou a ponto de efetuar uma manobra de marcha à ré.

Luz de posição (lanterna ou pingo):

Luz do veículo destinada a indicar a presença e a largura do veículo.

Luz alta:

Facho de luz do veículo destinado a iluminar a via até uma grande distância do veículo.

Luz baixa:

Facho de luz destinado a iluminar a via diante do veículo sem ocasionar ofuscamento ou incômodo injustificáveis aos condutores e outros usuários da via que venham em sentido contrário.

Fique atento! É importante estar com as condições de iluminação adequadas, respeitar os motoristas que trafegam pelo lado contrário da pista e verificar sempre que possível, se não há lâmpadas queimadas.

Leia mais:

Saiba mais sobre os faróis de LED:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-mais-sobre-os-farois-de-led/

Cuidados especiais com os faróis de xênon:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/cuidados-especiais-com-os-farois-de-xenon/

Carlos

Open chat