21 2461-0300

Conheça os diferentes tipos de gasolina

Conheça os diferentes tipos de gasolina

Por: Gabriela Rabinovici

A gasolina é um dos combustíveis mais utilizados no Brasil nos motores chamados endotérmicos. Derivada do petróleo, os três tipos mais comuns de gasolina são: Comum, Aditivada e Premium. Elas se diferenciam não só pela composição e preço, mas também pelos efeitos que causam no motor do veículo. Entenda:

Gasolina Comum:

Trata-se do combustível bruto acrescido 27% de etanol anidro. Ela possui coloração amarelada, é livre de aditivos e considerada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) do tipo C. Costuma acumular detritos que com o tempo, sendo também a mais barata e poluente.

Gasolina Aditivada:

É acrescida de aditivos detergentes-dispersantes que tem a função de limpar o sistema de alimentação de combustível (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor) e não aumenta a potência do carro como muitos motoristas pensam. É o tipo que menos polui, possui coloração esverdeada e 27% de etanol anidro em sua composição. Se o motorista que utilizava gasolina comum quiser passar a usar a aditivada, terá que mudar gradativamente para que os bicos injetores não entupam.

Gasolina Premium:

Possui 25% de etanol anidro em sua composição e produz uma queima mais eficiente. É a mais cara de todas, causa menos prejuízo ao meio ambiente e contém agentes que limpam e ajudam a conservar e limpar o motor. Funciona melhor em carros esportivos de luxo, nos outros tipos o efeito é imperceptível.

Procure abastecer o carro com combustíveis de qualidade em postos de confiança.

Saiba mais:

Mais etanol na gasolina: qual é o efeito para o motor?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/mais-etanol-na-gasolina-qual-e-o-efeito-para-o-motor/

Tanque cheio ou quase vazio, o gasto é o mesmo:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/tanque-cheio-ou-quase-vazio-o-gasto-e-o-mesmo/

]]>

Open chat