21 2461-0300

Conheça os 4 tipos de pastilhas de freio

Conheça os 4 tipos de pastilhas de freio

Por: Gabriela Rabinovici

O sistema de freios foi projetado para dar segurança e o máximo de rendimento ao carro. Ele tem a função de dissipar a energia cinética acumulada no veículo, parando-o ou reduzindo a sua velocidade. Entre os componentes desse sistema estão as pastilhas.

Elas são responsáveis por fazerem o carro parar com segurança ao entrarem em contato com o disco de freio. Com o tempo sofrem desgaste e se não forem substituídas podem causar acidentes. Conheça os principais tipos de pastilhas de freio:

– Pastilha orgânica:

São as mais populares, sendo facilmente encontradas em lojas de peças automotivas. Ideal para uso urbano, este modelo é mais silencioso, possui bom desempenho, desgasta pouco o disco de freio e possui preço baixo, no entanto, sua durabilidade deixa a desejar.

– Pastilha metálica:

Indicada para carros off-road, este modelo é feito com material resistente (latão, ferro ou alumínio), é silenciosa, possui bom desempenho, tem vida útil maior e agride menos o disco de freio, mas o custo é superior.

– Pastilha semimetálica:

Costuma custar mais do que a orgânica e menos do que a metálica. Ideal para carros de uso pesado, ela possui bom desempenho, boa durabilidade, mas tem como desvantagem o ruído, pois as fibras de aço aumentam o contato metal-metal com os discos, ampliando as vibrações.

– Pastilha de cerâmica:

É a mais cara, usada por grandes marcas, como Porsche e Ferrari. No entanto, possui vários benefícios. É silenciosa, tem grande capacidade de dissipar calor, não solta pó metálico, possui maior desempenho, durabilidade e resistência e não absorve água.

Verifique o manual do fabricante para descobrir qual é a mais adequada para seu veículo.

Manutenção periódica:

Decisões certas resultam em bons investimentos e mais segurança! Faça a manutenção preventiva e a troca das peças do sistema de freio do carro com os profissionais certificados da mecânica geral Widmen.

Saiba mais:

Manutenção preventiva, preditiva e corretiva: entenda a diferença:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/manutencao-preventiva-preditiva-e-corretiva-entenda-a-diferenca/

Dicas de manutenção preventiva:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-de-manutencao-preventiva/

Carlos

Open chat