21 2461-0300

Conheça o significado dos nomes dos principais fabricantes de carros

Conheça o significado dos nomes dos principais fabricantes de carros

Por: Gabriela Rabinovici 

Você certamente sabe o nome de diversas marcas de carro de cor, mas qual o significado delas? Selecionamos as mais conhecidas do mercado automotivo:

FIAT:

Significa Fabbrica Italiana Automobili Torino. Foi fundada em 1899 por Giovanni Agnelli e, em 1906, deixou de ser a sigla F.I.A.T., passando a se chamar Fiat.

FORD:

Leva o sobrenome do empresário norte-americano Henry Ford, que fundou a Ford Motor Company em 1903.

CHEVROLET:

O fundador da marca foi o piloto suíço Louis Chevrolet juntamente com seu sócio Williams C. Durant. Em 1911, Durant resolver batizar a fabricante de Chevrolet, devido à boa reputação do sócio com o intuito de ajudar a divulgar a marca.

ALFA ROMEO:

Em 1910, a marca se chamava A.L.F.A., sigla para Anonima Lombarda Fabbrica Automobili. O nome Alfa Romeo só veio em 1915, quando Nicola Romeo, investidor italiano, assumiu a companhia e preferiu mudar para Alfa Romeo.

DODGE:

A marca foi fundada no final do ano de 1900 como Dodge Brothers Company pelos irmãos Horace Helgin Dodge e John Francis Dodge. Inicialmente, eles forneciam apenas componentes para fabricantes de automóveis. Só em 1914 começaram a construir carros.

FERRARI:

Fundada em 1947 por Enzo Ferrari. O modelo lançado nesse ano foi o Ferrari 125 Sport com um motor V12 de 1500 cc.

BMW:

A sigla para Bayerische Motoren Werke, significa Fábrica de Motores da Baviera. Baviera é o nome do estado do sul da Alemanha onde a companhia foi fundada.

HONDA:

Leva o sobrenome de Soichiro Honda, que fundou a companhia como fabricante de motocicletas em 1946. O primeiro carro da marca (Honda S500) só foi lançado em 1953.

CADILLAC:

Trata-se do sobrenome do explorador francês que fundou a cidade de Detroit, Michigan, em 1701 (Antoine de la Mothe Cadillac) e não do fundador da marca que, na verdade, chama-se Henry M. Leland e criou a empresa em 1902.

HYUNDAI:

Hyundai vem do coreano hyŏndae e significa modernidade. Foi fundada em 1967 por Chung Ju-Yung.

CITROËN:

A marca surgiu do sobrenome de André-Gustave Citroen em Paris, no ano de 1919.

LAMBORGUINI:

Trata-se do sobrenome de Ferruccio Lamborghini. A marca italiana foi fundada em 1963 para concorrer com outras marcas de luxo como a Ferrari.

MERCEDES-BENZ:

O nome é uma homenagem à Mérdèdes Jellinek, filha do piloto austríaco Emil Jellinek, que corria e revendia carros da Daimler. Mercedes-Benz foi adotado em 1926, após a fusão de duas fabricantes de automóveis, a Daimler-Motoren-Gesellschaft, fundada em 1890 por Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach e a Benz & Cie, fundada por Karl Benz.

Leia mais:

Conheça o potente Lamborghini Aventador S:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-o-potente-lamborghini-aventador-s/

Entenda as siglas nos nomes dos carros:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/entenda-as-siglas-nos-nomes-dos-carros/

Open chat