21 2461-0300

Conheça o significado das principais siglas de segurança do carro

Conheça o significado das principais siglas de segurança do carro

Por: Gabriela Rabinovici

Embora muitos motoristas não entendam, saber o significado das siglas de segurança do carro é fundamental na hora da escolha do modelo. Cada um deve avaliar o custo-benefício de cada item adicional e ver se realmente serão úteis, levando em conta o tipo de condução.

Os sistemas de segurança veicular podem ser ativos ou passivos e ajudam muito em situações de risco,  emergência ou até mesmo para proporcionar mais conforto aos  ocupantes do veículo.

Alguns itens de segurança já se popularizaram, como o ASR e o ESP, antes presentes apenas em automóveis de luxo.

Fique por dentro das principais siglas de segurança:

  • ASR ou TCS:

Significa Anti Slip-Regulation e é conhecido também como TCS – Traction Control System e tem como função, melhorar a tração em pisos escorregadios, evitando assim, a perda de aderência e a aquaplanagem.

  • ESC ou ESP:

Significa Eletronic Stability Program ou Programa Eletrônico de Estabilidade. Sua função é ajudar o motorista a evitar a perda de controle do veículo, detectando comportamentos anormais, como mudança de trajetória, através de sensores de velocidade localizados nas rodas.

  • AFU, BAS, BA, EBA ou PBA:

Esse tipo de sistema auxilia as frenagens de emergência, aplicando força total nos freios em situações emergenciais. A sigla mais popular é BAS, usada em modelos como Elantra, Freemont e na picape Amarok. Mas no Fluence e noutros franceses é o AFU. Na GM, atualmente o sistema é chamado de PBA, mas também já usou anteriormente a sigla EBA.

  • EBD ou REF:

Consiste em um distribuidor eletrônico de frenagem e é chamado de EBD pela maioria das fábricas, vira REF em franceses como DS3 e 408. Ele distribui a força aplicada pelos freios nos eixos dianteiro e traseiro.

Fique por dentro:

Entenda as siglas nos nomes dos carros:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/entenda-as-siglas-nos-nomes-dos-carros/

Conheça o significado dos nomes dos principais fabricantes de carros:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-o-significado-dos-nomes-dos-principais-fabricantes-de-carros/

Carlos

Open chat