21 2461-0300

Conheça o novo modelo da Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Conheça o novo modelo da Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Por: Gabriela Rabinovici

A Permissão Internacional para Dirigir é o documento internacional que comprova a condição de condutor habilitado. Ele é válido em 135 países, signatários da Convenção de Viena sobre Tráfego Rodoviário e países com o Princípio da Reciprocidade, dentre estes também os países participantes do Acordo Sobre Regulamentação Básica Unificada de Trânsito.

A PID é obrigatória apenas se o brasileiro quiser guiar por mais de 180 dias em países que fazem parte da Convenção. Em viagens curtas, apenas a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é suficiente. No entanto, o Denatran aconselha a emissão da PID em todos os casos, para “evitar um possível transtorno”.

Segundo o Denatran, foi feita uma padronização no layout, para adequá-lo ao formato usado nos outros países. Na capa, o novo modelo conta com o brasão em destaque e o nome do documento reproduzido em três idiomas (português, inglês e espanhol).

A parte das categorias de veículos para as quais o motorista é habilitado ganhou desenhos, além das categorias (A, A1, B, B1, etc). As páginas internas são traduzidas em sete línguas: português, espanhol, inglês, russo, alemão, árabe e chinês. O francês aparece apenas no final, em uma página dupla.

Atenção!

– Em certos países não é permitido dirigir nem com a CNH, nem com a PID, apenas fazendo o processo de habilitação local. Por isso, é importante informar-se sobre as exigências no consulado de cada país antes de viajar;

– A PID é válida por três anos no máximo ou até a expiração da CNH, o que ocorrer primeiro;

– No Rio de Janeiro, por exemplo, o documento internacional sai por R$ 135,32;

– O Ministério das Cidades alerta que a PID não é válida para conduzir veículo em território nacional e não equivale a documento de identidade.

Fique por dentro:

O novo design da Carteira Nacional de Habilitação:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/o-novo-design-da-carteira-nacional-de-habilitacao/

Esclareça suas dúvidas sobre a suspensão da CNH:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/esclareca-suas-duvidas-sobre-a-suspensao-da-cnh/

Carlos

Open chat