21 2461-0300

Conheça o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli

Conheça o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli

Por: Gabriela Rabinovici

A Pirelli é sinônimo de pioneirismo, inovação, pesquisa e novas tecnologias. A marca foi fundada em 28 de janeiro de 1872 por Giovanni Battista Pirelli em Milão, na Itália e, no Brasil, começou a atuar em 1929, com a aquisição da Conac, uma pequena fábrica de condutores elétricos instalada na cidade de Santo André, em São Paulo.

É nesta cidade também, que hoje, está localizado um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli, onde são aplicadas as mais avançadas tecnologias na produção de pneus. A unidade brasileira é o segundo maior centro de P&D da Pirelli no mundo, atrás da unidade de Milão.

No Centro de Pesquisa e Desenvolvimento brasileiro, existem cerca de 190 colaboradores, a maioria com formação em engenharia, que respondem pelo desenvolvimento de novos pneus para toda a América Latina e também de produtos exportados para Estados Unidos, Europa e Japão. São diversos projetos inovadores em andamento que podem ajudar a empresa a desenvolver importantes diferenciais competitivos tanto em produtos quanto em matérias-primas.

Por ano, mais de 30 mil pneus são testados na unidade e cerca de 50 modelos homologados pelas montadoras instaladas no país. O centro de Santo André é especializado em todas as linhas de pneus (carros, caminhões, motocicletas, fora de estrada e agrícolas), sendo o único entre as oito unidades globais de pesquisa da companhia que projeta novos modelos para tratores e implementos agrícolas.

Laboratório ao ar livre para testes de pneus

O Campo Provas Pneus Pirelli, em Sumaré, completa a excelência do polo de Santo André. O Campo se estende em uma área de 200 mil metros quadrados e se tornou ponto de referência para os testes de pneus e veículos de todos os segmentos (auto, moto, veículos agrícolas e industriais, SUV, etc).

O centro de P&D de Santo André, bem como as cinco fábricas brasileiras – em Santo André, Sumaré, Campinas, Feira de Santana (BA) e Gravataí (RS) –, possui papel de destaque na organização porque a operação na América do Sul representa mais de um terço do faturamento mundial da Pirelli.

Saiba mais:

Sistema Pirelli Connesso permitirá conectar pneus ao iPhone:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/sistema-pirelli-connesso-permitira-conectar-pneus-ao-iphone/

Conheça a tecnologia Seal Inside da Pirelli:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-a-tecnologia-seal-inside-dos-pneus-pirelli/

Carlos

Open chat