21 2461-0300

Conheça o aplicativo que denuncia infrações de trânsito

Conheça o aplicativo que denuncia infrações de trânsito

Por: Gabriela Rabinovici

“Capester”: este é o nome do aplicativo que permite dedurar uma infração de trânsito com foto e vídeo. A aposta tecnológica chegou ao Brasil em uma parceria com a prefeitura de Porto Alegre em março deste ano e, até agora, já bateu a marca de mais de 4 mil downloads.

Devido ao êxito do aplicativo na cidade, a empresa desenvolvedora, de Israel, planeja expandir os serviços, em breve, para o Rio de Janeiro e São Paulo. O app está disponível nas plataformas IOS e Android.

Ele funciona da seguinte forma: os usuários podem fazer o registro de vídeos, de forma anônima, de infrações de trânsito, sem a necessidade de cadastro. A partir daí, o sistema Capester envia as denúncias à Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC). Caso a infração seja confirmada, uma notificação é enviada ao motorista – mas sem multa, apenas em caráter educativo.

O órgão trabalha apenas com o material comprovadamente de denúncia e os vídeos passam por uma ferramenta de inteligência artificial.

A EPTC recebeu em Porto Alegre mais de 500 denúncias e enviou mais de 80 cartas de notificação a motoristas infratores flagrados. Três servidores públicos analisam as infrações – os dados são de acesso exclusivo do poder público -, e a empresa é responsável pela impressão e pelo envio das cartas.

O aplicativo foi fundado pelo empreendedor israelense Ohad Maislish, que começou a programar no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Microsoft em Haifa com apenas 17 anos, e foi tocando em paralelo o projeto do Capester, segundo relato do portal de notícias Israel 21C. Em 2014 dois fundos aplicaram capital semente na empresa, que levou 18 meses para sair do papel. O Capester já opera em 11 cidades, em países como Israel, Colômbia e Polônia.

A ideia é auxiliar na educação do trânsito e no monitoramento do tráfego, contribuindo para a mobilidade urbana.

Leia mais:

Esclareça suas dúvidas sobre a suspensão da CNH:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/esclareca-suas-duvidas-sobre-a-suspensao-da-cnh/

Pesquisa da Citröen mapeia uso e costumes a bordo de automóveis:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/pesquisa-da-citroen-mapeia-usos-e-costumes-a-bordo-de-automoveis/

Carlos

Open chat