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Confira as principais dúvidas sobre os pneus do carro

pneu pirelli

Confira as principais dúvidas sobre os pneus do carro

Por: Gabriela Rabinovici

Os pneus são uma das partes mais importantes do carro. Eles têm influência direta na segurança e no consumo de combustível.

Esclarecer algumas dúvidas pode garantir maior conforto, performance e economia. Veja as mais comuns entre os consumidores:

– Como escolher o pneu mais adequado para o veículo?

Na hora da troca dos itens leve em conta a recomendação da montadora, além do tipo de estrada que costuma-se trafegar. Lembre-se que as válvulas também devem ser substituídas juntamente com os pneus.

– Pneus têm validade?

Sim. Os itens têm validade, em média, de cinco anos da nota fiscal, mas pode ser menor ou maior dependendo do tipo de uso. É preciso ficar atento à data de fabricação que vem inscrita na lateral do conjunto de pneus, incluindo o estepe e à data da nota fiscal.

– Ao trocar os pneus devo fazer a troca completa?

Depende do desgaste de cada pneu, não é preciso trocar todos de uma vez. O importante é que a substituição seja feita no mesmo eixo e, de preferência, no eixo traseiro.

– Posso inverter o sentido de rodagem de um pneu?

Se o pneu for direcional não se pode inverter o sentido de rodagem, ele possui desenhos com padrões próprios para apenas um sentido de rodagem. Inverter esse sentido pode interferir na estabilidade do veículo, prejudicar o escoamento de água e diminuir sua vida útil.

– Pneus de alta performance melhoram o desempenho de carros comuns?

Testes já comprovaram que há uma melhora perceptível, tanto no desempenho do carro como nos resultados de frenagem e de dirigibilidade.

– Pneus de uso misto duram menos?

Sim. O modelo A/T é feito para andar mais no asfalto que na terra, porém tem mais resistência a piso acidentado que um pneu 100 on-road.

– Circular com os pneus descalibrados aumenta em quanto o consumo de combustível?

Trafegar com a calibragem inferior a 20% consome aproximadamente 2% a mais de combustível. O ideal é que os pneus sejam calibrados, no mínimo, a cada 15 dias.

– O rodízio dos pneus é realmente necessário?

Sim. E deve ser feito, em média, a cada 10 mil quilômetros. Deve-se substituir os traseiros pelos dianteiros e se os pneus forem simétricos é importante que sejam trocados de lado também. Essa prática é fundamental para equilibrar possíveis diferenças de desgaste, aumentando a segurança e a durabilidade dos itens.

Leia mais:

Conheça as características de cada pneu:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-as-caracteristicas-de-cada-pneu/

Curiosidades sobre pneus – Parte 2:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/curiosidades-sobre-pneus-parte-2/

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