21 2461-0300

Confira 5 dicas para economizar gasolina

Confira 5 dicas para economizar gasolina

Por: Gabriela Rabinovici

No Brasil, a maioria dos veículos utiliza a gasolina como combustível. Derivada do petróleo, os três tipos mais comuns de gasolina são: Comum, Aditivada e Premium. Elas se diferenciam não só pela composição e preço, mas também pelos efeitos que causam no motor do veículo.

Em tempos de crise, adotar medidas para economizar o combustível é essencial. Alguns cuidados com a manutenção do veículo e no modo de dirigir podem reduzir consideravelmente o gasto, por isso, fique atento:

– De olho nos pneus:

Velocidade, peso, calibragem, desenho da banda de rodagem, estrutura e conservação influenciam na resistência do rolamento e são responsáveis por até 20% do consumo de combustível. Para diminuir o consumo é importante ter as rodas alinhadas e ter atenção com a calibragem.

– O lubrificante certo:

O produto precisa ter baixa viscosidade para gerar maior economia, isso também diminui os efeitos nocivos ao meio ambiente e aumenta a durabilidade do propulsor.

– Não dirija na banguela (ponto morto):

Além de ser arriscada, essa prática não ajuda a economizar combustível, pois o motor continua a trabalhar para que o carro não morra.

– Velocidade moderada:

O consumo de combustível do carro aumenta 20% quando está acima de 100km/h. Dirija sempre dentro do limite de velocidade e mantenha as janelas fechadas quando estiver acima de 80 km/h, pois os vidros abertos comprometem a aerodinâmica do carro e aumentam o consumo.

– Timing da marcha:

Acostume-se a trocar a marcha na hora certa, dentro da faixa de torque máximo. A rotação do motor deve ficar entre 2 mil e 2,3 mil giros, acima disso, o consumo aumenta.

Tome muito cuidado com combustíveis adulterados. Para proteger-se, o consumidor precisa analisar o estado e as condições do posto e abastecer somente em locais de confiança. Caso desconfie de algo, o usuário pode denunciar o posto através do telefone 0800 970 0267, da ANP.

Fique por dentro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/os-perigos-de-abastecer-o-carro-com-combustivel-adulterado/

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/os-riscos-de-andar-com-o-tanque-na-reserva/

Carlos

Open chat