21 2461-0300

Compra de carro usado: dicas para conferir a documentação

Compra de carro usado: dicas para conferir a documentação

Por: Gabriela Rabinovici

Comprar um carro seminovo ou usado pode ser um ótimo negócio. Basta tomar alguns cuidados básicos no momento da negociação.

Algumas vantagens como preço baixo e grande quantidade de equipamentos atraem o consumidor. Muitas vezes, ele esquece de verificar minuciosamente alguns itens antes da compra. Um deles é a documentação.

Através dela, é possível saber se o veículo se envolveu em acidentes graves ou se já foi danificado. Como por enchentes, tipos de avarias que desvalorizam muito o carro.

Confira as dicas e evite surpresas:

Em primeiro lugar, anote a placa do veículo. Através dela, é possível verificar se há alguma pendência financeira, multa ou restrição que impeça a transferência do carro. A consulta deve ser feita pela placa porque o responsável pelo seu pagamento é o proprietário do veículo e não necessariamente o condutor infrator.

Solicite ao vendedor, o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do veículo e realize no site do Detran uma consulta gratuita que irá apresentar dados básicos de multas ou impedimentos estaduais.

Para consultar informações sobre veículos registrados no estado do Rio de Janeiro, por exemplo, é preciso acessar o portal do Detran RJ: https://bit.ly/1LKTeFE. Já para obter informações de roubo/furto, o solicitante deve acessar o site do Denatran.

Vale ainda checar se o número do chassi confere com o apresentado no documento do veículo e analisar se ele não apresenta rasuras. Essa vistoria é feita gratuitamente em alguns Detrans, e também é realizada por empresas credenciadas de vistorias (ECVs), que cobram pelo serviço tarifas que diferem de acordo com o estado.

Você pode solicitar também, o histórico do veículo com informações sobre possíveis acidentes ou algum outro tipo de bloqueio. Esse extrato também é gratuito, mas só pode ser solicitado pelo proprietário do veículo no Departamento de Trânsito local.

Lembre-se que o ideal é fazer negócio com uma pessoa que possa ser localizada facilmente no futuro ou com lojas reconhecidas do ramo. 

Assim que garantir o seu carro usado, passe na Widmen para fazer um check-up geral!

Saiba mais:

Dicas para aumentar a segurança do seu carro:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-para-aumentar-a-seguranca-do-seu-carro/

Dicas de manutenção preventiva:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-de-manutencao-preventiva/

Gabriela Rabinovici

Open chat