21 2461-0300

Como usar o farol de milha corretamente?

Como usar o farol de milha corretamente?

Por: Gabriela Rabinovici

A iluminação automotiva tem como objetivo, melhorar a visibilidade durante a direção diurna e noturna, proporcionando ainda, um upgrade na aparência do veículo. Os diferentes tipos de faróis e luzes possuem funções variadas e é imprescindível saber como utilizar cada um.

O farol de milha, por exemplo, trata-se de um farol complementar e ainda gera dúvidas em muitos motoristas, por isso, vamos esclarecer qual é sua função e como usá-lo de forma certa.

Ele também é conhecido como farol de longo alcance e está presente em modelos específicos de veículo, ajudando a melhorar a visão do motorista em distâncias mais longas. Possui um facho de luz intenso, de cor branca e deve ser usado junto com a luz alta ligada, mas como incomoda bastante em estrada de mão dupla, ele é utilizado em situações off-road, em vias com iluminação reduzida ou sem nenhuma iluminação em altas velocidades, desde que não atrapalhe a visão de quem vem no sentido contrário. Ele é geralmente instalado em posição alta no carro (na altura dos faróis normais ou acima deles).

É importante saber diferenciar o farol de milha do farol de neblina. Enquanto o primeiro é mais potente, o último possui luz com facho aberto destinada a aumentar a iluminação da via em caso de neblina, chuva forte ou nuvens de pó. Melhora a visibilidade em até 70% e fica instalado a uma distância de 20 cm a 30 cm do solo.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), seu uso não é permitido na cidade. A multa é no valor de R$ 195,23 e o condutor perde 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Atenção!

Não deixe de manter as condições de iluminação do veículo adequadas, respeite os motoristas que trafegam pelo lado contrário da pista e verifique, sempre que possível, se não há lâmpadas queimadas.

Leia mais:

Saiba mais sobre os faróis de LED:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-mais-sobre-os-farois-de-led/

Cuidados especiais com os faróis de xênon:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/cuidados-especiais-com-os-farois-de-xenon/

Gabriela Rabinovici

Open chat