21 2461-0300

Como serão as concessionárias do futuro?

Como serão as concessionárias do futuro?

Por: Gabriela Rabinovici

A indústria automotiva é uma das mais importantes e fortes do mundo. Atualmente, ela vem passando por um período de mudança significativa, introduzindo veículos mais ecológicos no mercado, assim como novas tecnologias baseadas em digitalização e automação. De acordo com a Consultoria BI Intelligence, 381 milhões de carros conectados estarão nas ruas até 2020.

Mas a mudança vai além das transformações nos automóveis. O mercado também desafia o modelo tradicional das concessionárias, afinal, é preciso se adaptar aos consumidores cada vez mais conectados, que pesquisam muito e que buscam conforto e praticidade na hora da compra.

Segundo a pesquisa global do setor automotivo (Global Executive Automotive Survey 2018), realizada pela consultoria KPMG, 84% dos executivos da indústria acreditam que, num futuro próximo, os serviços digitais vão gerar mais receitas que a venda de veículos nas concessionárias.

No entanto, a venda digital já é uma realidade no cenário atual. Por meio de sites ou aplicativos é possível configurar seu carro no conforto de casa e negociar com vendedores online. Vale mencionar que uma pesquisa feita pela KPMG mostrou que um quarto (25%) de todas as concessionárias físicas do Reino Unido fecharão as portas, no entanto, muitas ainda existirão, porém, com muito mais recursos tecnológicos.

Alguns deles são mesa central com diversos tablets e telas táteis espalhadas pelo ambiente para apresentar os modelos expostos, simuladores de test-drive com trajetos diferenciados, explicações interativas sobre os recursos presentes no carro, butiques hi-tech, além de áreas de pós-venda para que o cliente possa acompanhar à distância o andamento dos serviços.

Dica para quem pretende comprar um carro pela internet:

Nada melhor do que encontrar empresas confiáveis para fazer compras on-line, mas esse é um fator geralmente esquecido pelos consumidores. Aposte em grandes varejistas, pesquise a reputação de entrega desses fornecedores, veja se há um canal de relacionamento no site, acesse o histórico de reclamações no Procon de seu município e no site consumidor.gov.br do Ministério da Justiça e não deixe de verificar se a loja possui certificado digital através dos selos de segurança localizados no rodapé da página. Isso garante que todas as informações transitadas pela internet são criptografadas (codificadas) e que ninguém terá acesso aos seus dados.

Fique por dentro:

Sensores ganham espaço no mercado automotivo:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/sensores-ganham-espaco-no-mercado-automotivo/

As vantagens da central multimídia dos carros:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/as-vantagens-da-central-multimidia-dos-carros/

Gabriela Rabinovici

Open chat