21 2461-0300

Como pagar o IPVA atrasado?

Como pagar o IPVA atrasado?

Por: Gabriela Rabinovici

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é cobrado a todo proprietário de carro ou moto no início do ano. O motorista pode escolher pagar o valor integral ou dividir em até três parcelas.

O prazo de quitação ocorre de acordo com o número do final de cada placa de cada veículo, no entanto, muitos acabam atrasando o pagamento por esquecimento, falta de conhecimento ou planejamento.

No Rio de Janeiro, a última data limite para pagamento da terceira e última parcela do IPVA 2016 venceu no dia 18 de abril.

Ao deixar de pagar o IPVA, o motorista não pode fazer o licenciamento do veículo e, dependendo do estado, a Fazenda pode cobrar multa diária pelo atraso e mais juros de 1% ao mês. Além disso, o carro pode ser apreendido e o motorista terá que pagar o IPVA, os juros e as multas para regularizar a situação e cobrir os gastos dos dias em que o carro ficou parado no pátio do Detran.

O primeiro passo para quitar o IPVA vencido ou atrasado é acessar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado e imprimir a guia para pagamento. O cálculo dos juros é feito automaticamente pelo site e dá o valor atualizado.

Na Guia estão agrupados além do IPVA, todos os outros encargos referentes ao licenciamento do veículo, como o seguro obrigatório (DPVAT), taxas de vistoria e do Documento de Arrecadação do Detran (DAD). É possível pagar eventuais débitos dos últimos cinco anos.

Neste ano, não está sendo cobrado o seguro obrigatório na Guia para pagamento do IPVA de alguns tipos de veículos:

– ciclomotor (todas as categorias);

– motoneta, motocicleta e triciclo (todas as categorias);

– ônibus, micro-ônibus (categorias aluguel e aprendizagem);

– ônibus, micro-ônibus (categorias particular, oficial, missão diplomática, corpo consular e órgão internacional).

Clique aqui para regularizar o pagamento do IPVA: http://goo.gl/2CJqva

Leia mais:

Restituição do IPVA a proprietários de veículos roubados:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/restituicao-do-ipva-a-proprietarios-de-veiculos-roubados/

Conheça as infrações de trânsito mais cometidas no Brasil:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-as-infracoes-de-transito-mais-cometidas-no-brasil/

Carlos

Open chat