21 2461-0300

Como manter a estabilidade do veículo e a suspensão em dia

Como manter a estabilidade do veículo e a suspensão em dia

Por: Gabriela Rabinovici

O sistema de suspensão é composto por diversos componentes, entre eles, amortecedores, molas, batentes, coxins e bandejas. Estes itens absorvem os fortes impactos das pistas irregulares, sendo responsáveis pela estabilidade do veículo e por aumentar o atrito entre os pneus e o solo, garantindo também, a segurança e conforto dos ocupantes do carro.

O que muitos não sabem é que o bom estado dos componentes da suspensão depende da forma com que o motorista conduz e cuida do carro. Trafegar frequentemente por vias esburacadas, passar por lombadas em alta velocidade, transportar cargas em excesso e rebaixar a suspensão são algumas das práticas a serem evitadas.

O prazo das manutenções também deve ser respeitado. Revisar todo o sistema é muito importante para manter a correta estabilidade do veículo e evitar diversos problemas como: ruídos, direção “puxando” para um lado, vibrações no volante e vazamento de óleo do amortecedor. O ideal é verificar o conjunto a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros, assim como alinhar a direção e balancear as rodas.

Siga essas dicas:

– A troca preventiva dos amortecedores é indicada antes dos 40 mil quilômetros. Para as molas helicoidais, a substituição é feita com 60 mil quilômetros e para os feixes de mola aos 70 mil quilômetros;

– Fique de olho nos pneus. Desgaste irregular pode significar que há falhas na suspensão. Neste caso, leve imediatamente o veículo a uma mecânica especializada;

– Evite trafegar por vias esburacadas;

– Reduza o excesso de carga no veículo;

– Evite passar por lombadas na diagonal;

– Não rebaixe o automóvel.

Procure um profissional de confiança para realizar a manutenção do sistema de suspensão do seu carro. A Widmen é a mecânica geral mais indicada, que possui as melhores marcas de bandejas de suspensão do mercado. Visite uma de nossas unidades localizadas no Rio de Janeiro e Niterói. Esperamos por você!

Leia mais:

Amortecedor danificado causa cansaço do motorista:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/amortecedor-danificado-causa-cansaco-do-motorista/

Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/qual-e-a-diferenca-entre-balanceamento-e-alinhamento/

Open chat