21 2461-0300

Como legalizar carros rebaixados?

Como legalizar carros rebaixados?

Por: Gabriela Rabinovici

Muitas pessoas são apaixonadas por customização de carros e as modificações podem ser feitas de diversas maneiras, desde um parafuso, até o rebaixamento da suspensão, com o intuito de dar uma aparência mais esportiva ao veículo.

Rebaixar o carro é uma das alterações mais solicitadas e foi autorizada – com algumas ressalvas – em 2014 através da resolução 479/2014 do Denatran, no entanto, é preciso muito cuidado para não comprometer o conforto e a segurança.

Quando o rebaixamento é feito de forma inadequada podem ocorrer desalinhamentos, perda de estabilidade nas curvas, excesso de exigência do sistema de direção e desgaste irregular dos pneus. Por isso, nada de gambiarras nos amortecedores ou na estrutura do veículo. Procure uma mecânica especializada para realizar o serviço.

Passo a passo:

Antes de iniciar a alteração é preciso solicitar autorização para que a modificação seja feita ao Detran da sua cidade. Exija a nota fiscal à oficina mecânica que realizou o rebaixamento, pois será necessário apresentá-la durante o laudo de inspeção veicular realizado pelo Inmetro ou outro órgão.

Após as vistorias, se for constatado que o veículo está de acordo com as normas impostas pela Resolução 429, será feita uma nova emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV), com o registro de todas as alterações. As modificações também deverão constar no campo de observações do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Nas informações contidas no documento deverão vir as especificações de altura e distância da suspensão, medidas a partir do solo até o farol.

Em seguida, retorne ao Detran com o laudo emitido pela unidade credenciada ao Inmetro e passe novamente pela vistoria. Compareça ao atendimento do Detran para finalizar o processo. Depois, aguarde a chegada da documentação para trafegar com o carro modificado.

Atenção!

Se você já rebaixou o veículo, vai precisar seguir os mesmos procedimentos para regularização, porém terá que pagar a multa administrativa de R$ 118,96 por realizar a mudança sem permissão.

Taxas e documentos:

Verifique com o DETRAN do seu estado, os valores das taxas e documentos necessários para realizar o procedimento.

Lembre-se de que dirigir veículo com característica alterada (neste caso a suspensão/rebaixamento do veículo), sem a devida regularização, é uma infração grave e a pena aplicada é a perda de cinco pontos na carteira, com multa de R$ 195,23.

Leia mais:

Como manter a estabilidade do veículo e a suspensão em dia:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/como-manter-a-estabilidade-do-veiculo-e-a-suspensao-em-dia/

Alinhamento no eixo traseiro é necessário?

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/alinhamento-no-eixo-traseiro-e-necessario/

Carlos

Open chat