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Como funcionam os radares de velocidade?

Como funcionam os radares de velocidade?

Por: Gabriela Rabinovici

Os radares, conhecidos também como “pardais” começaram a ser usados no início da década de 90 e com o passar dos anos e com o avanço das tecnologias foram aprimorados. Esses dispositivos são muito importantes, pois ajudam a dar mais fluidez ao tráfego e a controlar a velocidade dos veículos, reduzindo assim, o índice de acidentes. Mas como eles funcionam?

Os radares fixos são instalados em locais específicos, como semáforos, cruzamentos ou locais com altos índices de acidentes ou vias onde o excesso de velocidade acontece com frequência.

Eles são compostos por sensores no asfalto, câmeras e uma central de análise. Dois ou três sensores calculam a velocidade, sendo assim, quando um carro passa por cima deles, sinais são enviados para a central. Ao medir o tempo entre os pulsos e dividi-lo pela distância entre os sensores, encontra-se a velocidade do carro.

Esses sensores estão ligados à câmera, então quando acusam alta velocidade, ela é acionada. Fotos de 640 x 480 pixels são tiradas e um programa identifica a placa dentro da foto. Um sistema de reconhecimento é capaz de identificar cada caractere.

As imagens são criptografadas com informações como data, velocidade e local. O material é enviado ao órgão de trânsito para um software de análise. Então, um operador analisa os dados e pode registrar a infração, gerando um arquivo impresso enviado ao condutor.

Atenção!

A nova resolução não permite que radares fixos fiquem escondidos. Tanto radares quanto operações de fiscalização precisam estar visíveis aos condutores. Caso os radares estejam infringindo a legislação, ou seja, estejam escondidos deve-se recorrer aos órgãos responsáveis, munido de fotos e outros instrumentos que comprovem que o referido radar estava oculto e em desacordo com a legislação.

Vale lembrar que os radares não são 100% precisos, sendo necessário passarem por verificações anuais do Inmetro. Todos têm tolerância de 7 km/h, independentemente da velocidade máxima permitida na via.

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Gabriela Rabinovici

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