21 2461-0300

Como funcionam as velas de ignição?

Como funcionam as velas de ignição?

Por: Gabriela Rabinovici

Componente importante para o bom funcionamento do motor, a vela de ignição conduz a alta tensão gerada pela bobina de ignição para dentro da câmara de combustão. Assim, a faísca elétrica é gerada, provocando a queima da mistura entre ar e combustível que fica comprimida dentro da câmara de combustão.

As velas comuns possuem eletrodo central feito de cobre (Cu), mas ainda há as com eletrodo de platina (Pt) e as de irídio (Ir). Elas têm relação direta com o consumo de combustível, rendimento, performance do motor e liberações de gases, por isso, os cuidados com as velas são fundamentais.

Esses dispositivos devem ser verificados entre 10 mil quilômetros e 15 mil quilômetros e, se precisar, devem ser trocados como indicado no manual do proprietário. Negligenciar a troca das velas pode provocar uma série de problemas no veículo, como falhas na partida do motor, queda de rendimento e potência, excesso de fumaça, carbonização seca ou oleosa nos eletrodos, acúmulo de sujeira no filtro de ar, oxidação dos cabos e até superaquecimento do motor.

Dicas:

– A vida útil de uma vela está relacionada ao combustível utilizado, às condições de uso e do sistema de ignição do veículo. Abasteça sempre em postos de confiança, pois se o combustível estiver adulterado pode causar desgaste excessivo dos eletrodos, ocasionando em dificuldades nas partidas e falhas na aceleração;

– Em caso de troca de velas, escolha somente itens originais de marcas reconhecidas pelas montadoras. Lembre-se ainda de trocar os cabos de vela (responsáveis por conduzir a energia produzida na bobina de ignição para as velas do motor), pois eles ressecam com o tempo.

Evite problemas com as velas de ignição! Faça a manutenção periódica em uma oficina mecânica de confiança como a Widmen! Lá você encontra peças originais e ainda realiza a inspeção ambiental veicular para controlar a emissão de gases poluentes.

Leia mais:

Aprenda a economizar o combustível do carro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/aprenda-a-economizar-o-combustivel-do-carro/

As vantagens dos pneus ecológicos:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/as-vantagens-dos-pneus-ecologicos/

Gabriela Rabinovici

Open chat