21 2461-0300

Como funciona o câmbio automático?

Como funciona o câmbio automático?

Por: Gabriela Rabinovici

Aqueles que sempre utilizaram veículos com câmbio manual podem ter, no início, alguma dificuldade na hora de dirigir um carro com câmbio automático. Devido à praticidade, esse sistema está ganhando cada vez mais espaço no mercado automotivo.

Ele diferencia-se do câmbio manual, por não precisar da intervenção do motorista para passar as marchas. O sistema possui autonomia para detectar a relação entre a velocidade e a rotação do motor e decidir pela troca automática adequada.

Isso é possível, porque em vez de engrenagens fixas de marcha, uma atrás da outra, o câmbio automático utiliza engrenagens planetárias que produzem diferentes relações de marcha.

Dessa forma, quando o motorista coloca a alavanca seletora em “Drive” (D), as trocas são feitas automaticamente, tornando dispensável, o pedal de embreagem. O câmbio automático se adapta melhor em carros com maior potência e podem ter 3,4,5,6,8 e até 9 velocidades, dependendo do modelo do veículo.

Conheça a configuração do sistema:

P – Park: para estacionar, recomendado para dar a partida e desligar o motor do automóvel. Bloqueia as rodas de tração.

R – Reverse: marcha a ré.

N – Neutral: ponto morto. Posição que pode ser usada ao dar a partida e desligar. Não bloqueia as rodas de tração.

D – Drive: para movimentar o veículo para frente, usado na maior parte do tempo de direção.

4 – 3 – 2 – 1: Posições que permitem o bloqueio das marchas 4, 3, 2 e 1. O bloqueio é usado em situações extremas quando o veículo troca várias vezes de uma marcha para outra.

Entre as vantagens de ter um carro com câmbio automático estão: facilidade, segurança, conforto e maior durabilidade dos componentes do sistema de transmissão. Já as desvantagens incluem maior consumo de combustível e maior custo de manutenção.

Procure uma oficina mecânica de confiança como a Widmen para realizar a manutenção completa do sistema de transmissão do seu carro.

Leia mais:

O que fazer com o lubrificante do câmbio:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/o-que-fazer-com-o-lubrificante-do-cambio/

Motores de injeção direta: mais potência e economia:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/motores-de-injecao-direta-mais-potencia-e-economia/

Carlos

Open chat