21 2461-0300

Como funciona a mola esportiva?

Como funciona a mola esportiva?

Por: Gabriela Rabinovici

Rebaixar é e sempre foi moda por deixar o carro com um ar mais esportivo, e quando o motorista decide dar um upgrade na suspensão, a troca das molas é o primeiro procedimento a ser pensado.

Neste caso, as molas esportivas são as mais indicadas, pois garantem maior segurança, estabilidade e desempenho em curvas, melhora a aerodinâmica e, mesmo com a diminuição de 4 a 6 cm de altura, mantém o conforto, evitando que as peças da suspensão sejam comprometidas.

Este tipo de mola possui características específicas para cada modelo de veículo e é dimensionada pelo fabricante, que utiliza softwares para calcular a quantidade de elos, diâmetro, comprimento, carga, grau de inclinação dos elos, tensão máxima de cisalhamento do material, entre outras. Tudo isso traz mais segurança na condução.

Atenção!

Utilize molas de fabricantes conhecidas e confiáveis, como as comercializadas na Widmen, caso contrário, é preciso tomar algumas medidas junto aos órgãos responsáveis:

Antes de trocar as molas do veículo, é importante verificar junto ao Detran do seu estado qual é o passo a passo para regularizar a alteração. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) define limites e critérios para que a modificação seja feita.

Após ser feita a autorização com o Detran, o motorista deve levar o carro ao Inmetro, onde serão realizados testes. Quando o carro for aprovado pelo teste do Inmetro, o veículo voltará ao Detran para fazer uma vistoria no chassi do motor. Em média leva 5 dias para a legalização e outro documento do carro deverá ser feito, constando a modificação.

Fique por dentro:

Dicas para manter molas e amortecedores em bom estado:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-para-manter-molas-e-amortecedores-em-bom-estado/

Saiba quando trocar suspensão, molas e amortecedores:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-quando-trocar-suspensao-molas-e-amortecedores/

Open chat