21 2461-0300

Como evitar cinco situações perigosas no trânsito

Como evitar cinco situações perigosas no trânsito

Por: Gabriela Rabinovici

Todo motorista sabe que qualquer carro está sujeito às condições adversas de tempo, luz, trânsito, via ou pode apresentar algum problema inesperado, por isso, agir de forma preventiva é a melhor maneira de garantir mais desempenho, segurança, economia e menos dor de cabeça.

Praticar a direção defensiva é essencial para prolongar a vida útil do veículo e prevenir acidentes, portanto, fique atento e siga essas recomendações para evitar situações perigosas no trânsito:

– Aquaplanagem:

Comum nos períodos de chuva, a aquaplanagem acontece quando há a perda de aderência dos pneus com o solo, pela existência de uma fina camada de água na pista. Estar com os pneus em boas condições e dirigir em velocidade reduzida ajudam a manter a força de atrito. Se o veículo deslizar, o motorista deve manter a calma, desacelerar, manter o volante na trajetória e nunca acionar o freio bruscamente.

– Distância de segurança:

Muitos motoristas têm o hábito de andar praticamente colados ao veículo da frente, mas o correto é guardar distância de segurança não só frontal, como também lateral, dessa forma, é possível parar em segurança no caso de travagem ou imobilização súbita.

– Cansaço:

Dirigir com sono ou exausto é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Cerca de 50% dos acidentes que acontecem nas rodovias é porque os motoristas dormem ao volante. Para evitar sintomas como, visão dificultada, audição reduzida e baixo nível de concentração e reação, a recomendação é parar e descansar antes de pegar a estrada, manter o interior do carro bem ventilado e não comer muito.

– Passageiros:

Nunca trafegue com excesso de passageiros. O motorista deve certificar-se que todos estão utilizando o cinto de segurança corretamente e só transportar crianças em cadeirinhas especiais. O bom comportamento garante a tranquilidade e a concentração do condutor.

– Manutenção:

A negligência com a manutenção pode colocar muitas vidas em risco. Todas as peças do veículo devem estar sempre em perfeito funcionamento.

Escolha uma mecânica de confiança como a Widmen para verificar e realizar possíveis reparos.

Saiba mais:

Como praticar a direção defensiva em condições adversas de tempo:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/como-praticar-a-direcao-defensiva-em-condicoes-adversas-de-tempo/

Saiba quais são as principais distrações ao volante:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-quais-sao-as-principais-distracoes-ao-volante/

Carlos

Open chat