21 2461-0300

Como a sílica contribui para a eficiência dos pneus verdes?

Como a sílica contribui para a eficiência dos pneus verdes?

Por: Gabriela Rabinovici

Estudos indicam que entre 20 e 30% do consumo de combustível estão relacionados aos pneus do veículo (resistência ao rolamento). Pensando nisso, novas tecnologias, como os chamados pneus “verdes” têm sido desenvolvidas para diminuir as emissões de CO2 na atmosfera, prometendo ainda, alta durabilidade e melhor desempenho nas pistas.

Matéria-prima, estrutura e design da banda de rodagem de um pneu ecológico se difere de um convencional. No tipo “verde” estão presentes os compostos de sílica e borracha natural. Quando a borracha derrapa sobre as irregularidades da pista, a frequência do pneu pode chegar a 10.000Hz, gerando, portanto, mais energia e calor. Neste cenário, a temperatura mais alta da sílica favorece a resistência à derrapagem, diminuindo a distância de frenagem. A sílica também é uma das responsáveis pela maior durabilidade do item.

Além disso, entre as vantagens, estão maior quilometragem, menor emissão de ruídos, maior aderência em pisos molhados, maior leveza, redução de 5% no consumo e até 15% na emissão de gases carbônicos. É claro, que tudo depende das condições de piso, aplicação, periodicidade da manutenção do veículo e calibragem dos pneus.

O preço já se iguala a de muitos pneus convencionais e diversos tipos de veículos podem se beneficiar com essa alternativa sustentável: carros antigos, minivans, pick-ups, SUVs, entre outros.

O Inmetro garante a autenticidade dos pneus ecológicos através do selo de garantia, por isso é importante ficar atento na hora da compra. Observe sempre os quatro símbolos presentes nos flancos, que representam suas principais características de sustentabilidade: Redução do consumo de combustível; Menor emissão de CO2; Alta quilometragem; e Redução de ruído.

Na Widmen, você encontra variados modelos de pneus ecológicos da Pirelli e conta com profissionais especializados para realizar a troca com eficiência e garantir uma excelente manutenção.

Leia mais:

Por que é importante verificar regularmente o desgaste do pneu?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/por-que-e-importante-verificar-regularmente-o-desgaste-do-pneu/

Dicas para a bateria do carro durar mais:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-para-a-bateria-do-carro-durar-mais/

Open chat