21 2461-0300

CNH digital será obrigatória a partir de julho

CNH digital será obrigatória a partir de julho

Por: Gabriela Rabinovici

O governo federal prorrogou para 1º de julho deste ano, o prazo de implantação da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica em todo o país. Todos os estados tinham até o dia 1º de fevereiro para oferecer a CNH-e, no entanto, menos da metade deles estavam preparados ou já emitindo a carteira digital.

São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, concentram grande parcela dos condutores de veículos do país e não conseguiram se adequar a tempo. Houve ainda, um pedido da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para adequar a CNH eletrônica nos procedimentos de embarque de passageiros, já que o documento virtual deve valer como comprovação de identidade nos casos em que a CNH é aceita.

Atualmente, o documento é emitido em 12 estados: Acre, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins e Goiás, que foi o primeiro a oferecer a versão no celular, em um projeto piloto, desde outubro. Pernambuco também está emitindo o documento em fase de testes. Estima-se que 17 mil CNH digitais já tenham sido emitidas no Brasil.

A CNH-e será emitida somente para quem tem a nova CNH com QR Code, que vem impresso na parte interna das carteiras emitidas desde maio de 2017. Para os portadores da versão antiga, será preciso antes, renovar a CNH impressa para, a partir daí, solicitar a digital.

Um dos benefícios deste documento é que quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito à multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital para os policiais e agentes de trânsito, que utilizarão um sistema de assinatura com certificado digital ou de leitora de QRCode. Seguirá sendo obrigatório dirigir portando a CNH, seja ela impressa ou no aplicativo online.

Como obter a CNH-e?

Quando o serviço estiver em vigor no seu estado, o motorista interessado deverá fazer um cadastro no portal do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), com o uso de um certificado digital, ou no balcão do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Após o login, o usuário deverá usar uma senha sempre que for visualizar o documento.

Leia mais:

Sensores ganham espaço no mercado automotivo:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/sensores-ganham-espaco-no-mercado-automotivo/

Os desafios do setor automotivo para acompanhar as evoluções tecnológicas:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/os-desafios-do-setor-automotivo-para-acompanhar-as-evolucoes-tecnologicas/

Carlos

Open chat