21 2461-0300

Carros elétricos e a mudança na vida das pessoas

Carros elétricos e a mudança na vida das pessoas

Por: Gabriela Rabinovici

O carro elétrico teve o seu primeiro protótipo feito há mais de 100 anos, no entanto, só começou a ser produzido em larga escala recentemente. Ele não tem motor a combustão, usa apenas uma fonte de energia, onde é utilizado, geralmente, uma bateria de íons de lítio para realizar todo o processo.

Emissão zero de gases poluentes, nenhum ruído, grande facilidade de manuseio: as vantagens desse tipo de carro comparados ao movido a gasolina ou diesel, parecem indiscutíveis, mas quais os impactos que a tecnologia pode trazer para a vida das pessoas?

Segundo um estudo realizado pela Bloomberg New Energy Finance, veículos híbridos e elétricos representarão 35% das vendas globais de carros até 2040 e muita coisa vai mudar.

Maior será o número de pessoas que irão recarregar seus carros nas tomadas elétricas, em vez de encher o tanque nos postos de gasolina, gerando assim, maior pressão sobre os sistemas de geração de energia dos países. Um quarto de carros “verdes” nas estradas do mundo até 2040 representará menos 13 milhões de barris por dia de petróleo.

O aumento no número de veículos elétricos implicará na melhora da infraestrutura para carregamento com grande quantidade de pontos de recarga, presentes inclusive em vagas de estacionamento (públicas ou privadas), de supermercados, centros comerciais, hotéis, restaurantes e também em garagens e residências.

É certo que uma parte das pessoas deixará de querer um carro próprio para utilizar sistemas coletivos ou compartilhados. Mas, não deverão ser todas as pessoas e o motorista não passará a ser passageiro.

Estima-se que o uso de carros elétricos seja maior em países muito populosos, onde existem cidades mais densamente povoadas, menos carros particulares, níveis de poluição mais elevados e maior necessidade de transporte leve, menor e sem emissão de poluentes, tais como China e Índia, além da Europa.

Para muitas pessoas, contudo, quando chegar o momento de trocar de carro, haverá um leque de veículos plug-in disponíveis a preços comparáveis com o dos automóveis a gasolina, sem contar com a economia em manutenção, já que veículos elétricos têm menos peças móveis.

Fique por dentro:

Volkswagen terá carros elétricos com conexão 5G:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/volkswagen-tera-carros-eletricos-com-conexao-5g/

Montadoras construirão maior rede de recarga para veículos no mundo:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/montadoras-construirao-maior-rede-de-recarga-para-veiculos-eletricos-no-mundo/

Carlos

Open chat