21 2461-0300

Capô do carro: confira alguns cuidados especiais

Capô do carro: confira alguns cuidados especiais

Por: Gabriela Rabinovici

O capô do carro consiste na parte superior da parte da frente da carroceria de um veículo, que corresponde à cobertura do motor. Feito com uma chapa de pequena espessura, ele foi projetado para não resistir no caso de um impacto de uma batida frontal, portanto, está sujeito a amassados para proteger a cabine dos passageiros.

Vale tomar alguns cuidados para evitar problemas com essa parte do veículo. Veja os principais:

– Feche o capô corretamente:

Na hora de fechar o capô, para não correr o risco de deformá-lo, nada de dar pancada! Geralmente, o correto é abaixá-lo até 30 centímetros do fechamento e soltá-lo para que ele feche e trave pela ação do seu próprio peso. Dessa forma, evita-se os temidos amassados na ponta. Não se esqueça de conferir se ele está realmente travado.

*Fabricantes recomendam diferentes alturas para soltar o capô na hora de fechá-lo, confira a do seu carro no manual.

– Atenção ao sistema de travas:

O capô é prendido por duas travas. A principal, liberada pelo motorista por meio de uma alavanca interna no lado esquerdo do painel, e a trava de segurança, desprendida manualmente sob o próprio capô. Tenha muito cuidado para não acionar o botão com o carro em movimento, pois com o carro em alta velocidade, o capô abrirá e subirá em velocidade proporcional a do veículo. Se a trava não aguentar o peso, o capô poderá bater no para-brisa e trincar o vidro, mas o perigo maior é prejudicar a visibilidade e causar um acidente.

*Durante a manutenção, não deixe de solicitar a revisão das travas de segurança.

– Lubrificação:

A manutenção envolve a aplicação de graxa e óleo nas travas. O procedimento é ainda mais recomendado em carros antigos. Quando as travas estão bem lubrificadas não há risco de não conseguir puxar a alavanca que abre o capô. Vale lubrificar também, as molas de tensão das travas.

Aqui na Widmen, nossos profissionais especializados realizam a manutenção do capô e do sistema de travas do componente. Esperamos por você!

Leia mais:

3 cuidados com o porta-malas do carro:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/3-cuidados-com-o-porta-malas-do-carro/

Carros com engate de reboque: confira as normas e cuidados:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/carros-com-engate-de-reboque-confira-as-normas-e-cuidados/

Gabriela Rabinovici

Open chat