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Câmbio CVT: saiba como funciona

Câmbio CVT: saiba como funciona

Por: Gabriela Rabinovici

Transmissão é o conjunto dos componentes responsáveis por transmitir a força produzida pelo motor às rodas. O sistema é composto por: embreagem, câmbio, árvore de transmissão, juntas universais, redução do eixo motriz, diferencial, semi-árvores de transmissão e ponta de eixo.

Geralmente, os tipos mais utilizados de transmissão para automóveis são mecânica e automática, no entanto, existem outros tipos, tais como a transmissão continuamente variável (CVT)

Este tipo de transmissão começou a ser desenvolvido há mais de 50 anos, mas vem sendo aprimorado ano após ano. Ele é considerado o mais moderno e proporciona uma experiência de condução bem suave. Antes disponível apenas para modelos mais caros, hoje já está disponível entre os compactos nacionais. Entre algumas marcas que já adotaram o CVT estão: Honda, Subaru, Mitsubishi, Toyota e Nissan.

O sistema trabalha com correias e polias ao invés da engrenagem, que são comandadas por um computador de bordo. Como não existem relações de marcha fixas, tudo depende da pressão do pé no acelerador, e a eletrônica decide qual a melhor posição da correia com relação às duas polias, sendo assim, ele é continuamente variável e como se tivesse infinitas marchas. Já que o motor funciona de forma mais uniforme, há menor gasto de combustível.

Vantagens do CVT:

Além da economia, ele tem como vantagens: baixo ruído, baixa vibração, se desgastam menos que os câmbios manuais e possuem mais precisão, no entanto, o CVT requer manutenção periódica e mais rigorosa que a de um veículo manual.

Manutenção e cuidados:

É preciso estar atento também ao tempo de troca de óleo. Especialistas recomendam que ela seja feita antes mesmo do prazo recomendado pelas montadoras, mas o fluido deve seguir à risca o indicado de fábrica. A maneira de utilizar o CVT influencia na sua vida útil, deve –se evitar acelerar e soltar o pedal várias vezes, sem necessidade, pois isso aumenta a temperatura do sistema e acelera seu desgaste.

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Gabriela Rabinovici

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