21 2461-0300

Dicas para prevenir problemas de bateria em dias frios

Dicas para prevenir problemas de bateria em dias frios

Por: Gabriela Rabinovici

Nem só de dias quentes é composto o clima do Brasil. Há épocas e regiões em que a temperatura cai e isso pode refletir no funcionamento do carro, em especial, na bateria. Quando a temperatura está baixa, o motor exige mais energia da bateria para funcionar e equipamentos eletrônicos necessitam de maior amperagem.

No frio, o óleo também fica mais denso, fazendo com que o motor precise de uma força a mais para ligar. Todo esse desgaste pode fazer com que ela não funcione mais. Como no inverno há um maior número de panes elétricas, há também um maior índice de reposição de baterias, cerca de 20% a mais do que em outras estações.

Principais sinais:

Poderá acontecer alterações no funcionamento dos equipamentos do carro, como movimentos desconexos dos ponteiros do painel na hora da partida, oscilação da intensidade das luzes e falha no sistema de som.

Dicas:

De acordo com os especialistas, a durabilidade de uma bateria é, em média, de 2 a 3 anos, mas pode cair pela metade se o dono não tiver alguns cuidados básicos. Veja os principais:

– Caso tenho ficado sem ligar o carro por muitos dias, antes de ligá-lo, desligue todos os aparelhos, como a ventilação, o aquecedor, o som e as luzes para maximizar o potencial de arranque;

– Evite ligar e desligar o carro durante um congestionamento;

– Em um congestionamento, prefira usar o freio de mão, pois pisar no freio em marcha lenta, sucessivamente, exige mais da bateria;

– Não deixe o som automotivo ligado quando o carro estiver desligado;

– Mecânicas especializadas possuem um equipamento específico para realizar os testes de carga. Através dele é possível identificar a vida útil da bateria e do alternador.

Não negligencie as revisões periódicas, elas são fundamentais para identificar problemas e, assim, manter o bom funcionamento do seu automóvel. A Widmen possui equipe especializada para fazer todos os tipos de manutenção no seu carro. Vá até uma das cinco unidades localizadas no Rio de Janeiro e Niterói.

Leia mais:

Como dirigir com segurança na neblina:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/como-dirigir-com-seguranca-na-neblina/

Dicas para conduzir com ventos fortes:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-para-conduzir-com-ventos-fortes/

Open chat