21 2461-0300

Balanceamento, alinhamento e cambagem: quando verificar?

Balanceamento, alinhamento e cambagem: quando verificar?

Por: Gabriela Rabinovici

A durabilidade de um pneu depende de vários fatores, como estilo de conduzir, qualidade do item, condições da via e cuidados com a manutenção. Saber o momento certo de realizar o alinhamento, balanceamento e cambagem é essencial para manter a correta geometria do veículo, uma boa dirigibilidade e mais segurança.

O alinhamento e balanceamento, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não precisam ser feitos juntos.

Balanceamento:

O balanceamento compensa a variação de diâmetro dos pneus com contrapesos de chumbo na banda de rodagem.

Ao trocar os pneus ou fazer o rodízio, é necessário balancear as quatro rodas. Trepidações quando o carro está acima de 30 km/h, vibrações no volante, sinais como perda de tração e estabilidade, desconforto ao dirigir, dificuldade em manter o carro na trajetória ou desgaste dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção antes do tempo, também indicam que o veículo precisa ser balanceado.

Alinhamento:

O procedimento acerta o volante em relação à comunicação precisa com as rodas, fazendo com que ele fique perfeitamente centralizado, sem que o veículo puxe para um lado ou outro.

É recomendado após uma batida mais forte das rodas em algum buraco ou meio fio, após mudanças na suspensão ou quando a direção puxar para a esquerda ou para a direita.

Cambagem:

Para que o peso do carro esteja distribuído corretamente sobre a banda de rodagem é preciso que o câmber, como é chamado o ângulo de inclinação da roda, esteja bem ajustado.

O procedimento consiste em uma das regulagens possíveis do alinhamento e implica em troca de peças que afetam o ângulo de câmber, como balanças, buchas e ponteiras do eixo. Isso pode ser conferido na oficina durante a verificação do alinhamento ou nas revisões programadas das montadoras.

Lembre-se de recorrer a uma mecânica geral com profissionais especializados como a Widmen para realizar os três tipos de serviços.

Leia mais:

Calibragem: é recomendado colocar 5 libras a menos?

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/calibragem-e-recomendado-colocar-5-libras-a-menos/

Protetor de cárter: quando usar?

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/protetor-de-carter-quando-usar/

Carlos

Open chat