21 2461-0300

As principais causas do alto consumo de combustível

As principais causas do alto consumo de combustível

Por: Gabriela Rabinovici

A alta do preço da gasolina nos últimos meses tem feito os brasileiros adotarem medidas para reduzir os gastos, como optar por abastecer com etanol. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que alguns cuidados com a manutenção do veículo e no modo de dirigir podem diminuir consideravelmente o consumo. Veja alguns fatores que podem contribuir para seu carro “beber” mais.

– Pneus:

Velocidade, peso, calibragem, desenho da banda de rodagem, estrutura e conservação influenciam na resistência do rolamento e são responsáveis por até 20% do consumo de combustível. Para diminuir o consumo é importante ter as rodas alinhadas e ter atenção com a calibragem.

– Lubrificante:

O produto precisa ter baixa viscosidade para gerar maior economia, isso também diminui os efeitos nocivos ao meio ambiente e aumenta a durabilidade do propulsor.

– Velas:

Sua função é gerar energia na câmara de combustão para que ocorra a queima da mistura ar/combustível. Se há avaria nas velas ou se atingir o prazo de validade, elas precisam ser trocadas, pois a queima será irregular e aumentará muito o consumo de combustível.

– Carga:

O excesso de peso no veículo pode aumentar muito o consumo de combustível. Se o veículo estiver transportando 50 quilos acima do recomendado pelo fabricante, o consumo aumenta em 1%.

– Velocidade:

O consumo de combustível do carro aumenta 20% quando está acima de 100km/h. Dirija sempre dentro do limite de velocidade e mantenha as janelas fechadas quando estiver acima de 80 km/h, pois os vidros abertos comprometem a aerodinâmica do carro e aumentam o consumo.

– Sonda lambda: 

Chamada também de sensor de oxigênio, fica localizada no escapamento e tem como função principal analisar a mistura ar/combustível produzida durante a combustão do motor. Caso ela esteja com problema, essas informações ficam erradas e pode ter maior injeção de combustível na câmara de combustão, sem necessidade. Com isso, o consumo é aumentado.

– Filtro de ar:

Responsável por filtrar o ar que entra no motor para a combustão, o filtro pode aumentar o consumo de combustível devido ao acúmulo de impurezas, que prejudicam a queima, obrigando o motor a injetar mais álcool ou gasolina.

Bobina:

A bobina é responsável por gerar a corrente necessária para a queima de combustível. Em caso de problema, o sistema pode apresentar falhas, como perda de potência e consumo exagerado. Esse aumento se deve porque não há tensão suficiente para queimar o combustível, aumentando a quantidade injetada.

Faça a manutenção na Widmen! Contamos com profissionais certificados e apresentamos as melhores soluções.

Leia mais:

Chuva pode aumentar o consumo de combustível:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/chuva-pode-aumentar-o-consumo-de-combustivel/

Conheça os diferentes tipos de gasolina:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-os-diferentes-tipos-de-gasolina/

Carlos

Comentários (1)

27 dezembro 2017

[…] Acesso: http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/as-principais-causas-do-alto-consumo-de-combustivel/ […]

Comentárioss are closed.

Open chat