21 2461-0300

Argentina reduz imposto de elétricos e híbridos

Argentina reduz imposto de elétricos e híbridos

Por: Gabriela Rabinovici

O governo da Argentina anunciou uma medida positiva para os carros elétricos e híbridos. Os automóveis 100% elétricos que chegarem parcialmente ou completamente desmontados para serem finalizados no território argentino, não pagarão o imposto de importação. Para os elétricos que chegarem montados do exterior, o tributo argentino será de 2%, em vez dos atuais 35%. Os híbridos pagarão 5%.

A intenção é estimular a comercialização de carros elétricos e híbridos na Argentina, bem como o desenvolvimento para estes veículos, que necessitam de infraestrutura adequada, como postos de recarga para aqueles 100% movidos a bateria, por exemplo.

A medida valerá por três anos, com possibilidade de prorrogação, sendo restrita a marcas que possuem fábricas no país e limitada a 6 mil unidades no período e todos os veículos deverão ser homologados pelo INTI (Instituto Nacional de Tecnologia Industrial), equivalente ao Inmetro no Brasil. Entretanto, ficam de fora os carros elétricos que pesem menos do que 550 kg.

Além do híbrido Toyota Prius já vendido na Argentina, foram autorizados a serem comercializados, o Nissan Leaf, o Renault Kangoo Z.E., ambos elétricos, e o Volkswagen Touareg híbrido, que deixou de ser importado pelo preço alto.

É importante lembrar que o Brasil também isenta carros 100% elétricos (movidos a eletricidade ou hidrogênio) do imposto de importação e não restringe esse benefício aos que venham a ser montados no país. A única exigência é que esses carros consigam rodar pelo menos 80 km com uma carga. Os modelos híbridos têm alíquota entre zero e 7%, dependendo da cilindrada e da eficiência energética. A exigência para eles é levar até 6 pessoas e não ultrapassar 3.0 litros do motor a combustão.

Leia mais:

Carros elétricos e a mudança na vida das pessoas:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/carros-eletricos-e-a-mudanca-na-vida-das-pessoas/

Saiba tudo sobre carros híbridos:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-tudo-sobre-carros-hibridos/

Open chat