21 2461-0300

Ar-condicionado ou janelas abertas? Qual gasta mais combustível?

Ar-condicionado ou janelas abertas? Qual gasta mais combustível?

O ar-condicionado é imprescindível no carro dos brasileiros, principalmente, em dias quentes e chuvosos, no entanto, há uma dúvida muito comum sobre o gasto gerado pelo item: o que consome mais? Ar-condicionado ou janelas abertas?

De acordo com a SAE (Sociedade de Engenharia da Mobilidade), no Brasil, manter o ar-condicionado ligado pode, sim, economizar combustível em certos casos. Mas em primeiro lugar é importante saber que o consumo maior de combustível tem a ver com a força do motor para ligar o compressor do ar.

Ao ser ligado, a injeção aumenta a rotação do motor para compensar a marcha lenta e a velocidade perdida, e todo esse trabalho demanda uma quantia maior de gasolina. Em média, 10% a mais, podendo atingir até 20%, quando utilizado na potência máxima, dentro da cidade e nos dias de muito calor.

Entretanto, na estrada, andar com as janelas abertas a mais de 80 km/h interfere na aerodinâmica do carro. Isso vai fazer que gaste mais com as janelas abertas do que se estivesse com o ar ligado, porque a entrada lateral de vento vai interferir no rendimento.

Sendo assim, na cidade, sempre que possível, vale a pena usar as janelas abertas, mas se você vai fazer longas viagens em que a velocidade do percurso seja alta, utilizar o ar condicionado é a melhor opção, além disso, manter as janelas fechadas na estrada evita a entrada de impurezas.

Dicas:

– Ligar o ar-condicionado não gasta o gás do sistema e se tudo estiver correto, ele não precisa ser completado ou reposto;

– Ligue o ar-condicionado do carro pelo menos uma vez por semana por, no mínimo, 10 minutos. Isso é importante para lubrificar o sistema e evitar o ressecamento das peças.

Manutenção:

Não deixe de higienizar e trocar o filtro do sistema de ar-condicionado, após longos períodos de uso. Faça a manutenção preventiva do ar-condicionado do seu carro na Widmen mais próxima de você!

Leia mais:

Depois de desligar o carro, é normal ventoinha continuar funcionando?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/depois-de-desligar-o-carro-e-normal-ventoinha-continuar-funcionando/

A importância do filtro antipólen:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/a-importancia-do-filtro-antipolen/

Carlos

Open chat