21 2461-0300

Aprenda a identificar os principais ruídos do carro

Aprenda a identificar os principais ruídos do carro

Por: Gabriela Rabinovici

Além do desempenho, design e segurança, veículos precisam oferecer conforto ao motorista. Mas quem nunca teve problemas com ruídos repentinos? Saber identificá-los é muito importante para prolongar a vida útil do carro e evitar acidentes.

Na maioria das vezes, sons estranhos podem significar que há algo errado e, por isso, é preciso ficar atento a esses sinais:

– Ruído agudo

Parece com um assobio e é ouvido principalmente ao parar o carro. O mais provável é que a pastilha de freio que esteja desgastada.

– Arranhado

É possível ouvir este tipo de barulho nas trocas de marcha. Pode ser que a embreagem esteja desgastada.

– Ronco grave no motor

Se você escuta este som durante as acelerações, provavelmente há desgaste nas bronzinas, problemas no bico injetor ou você está fazendo uso de combustível de má qualidade.

– Motor batendo pino

Ouvido durante a partida. Pode ser problemas na correia dentada, no alternador ou insuficiência de óleo.

– Chiado agudo no motor

Se ele acontece quando o carro está em movimento e vem acompanhado de vazamento é sinal de que bomba-d’água está com defeito.

Os barulhos mais difíceis de descobrir são na parte traseira, portanto, dê uma atenção maior a essa parte do veículo, pois pode haver folga na fechadura da tampa da mala (quando a tampa traseira fica batendo), pontos de solda soltos na lataria e folga na trava do encosto do banco traseiro.

E lembre-se: caso apareça algum ruído suspeito no seu carro, o melhor a fazer é ir de imediato à uma mecânica geral. Suas informações serão cruciais para o profissional achar a origem do ruído mais facilmente.

Evite ruídos desagradáveis! Faça a manutenção periódica do seu veículo na Widmen! Estamos localizados no Recreio, Barra, Botafogo, Tijuca e Niterói.

Saiba mais:

Desgaste na embreagem: como evitar?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/desgaste-na-embreagem-como-evitar/

Saiba identificar problemas na embreagem:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-identificar-problemas-na-embreagem/

Carlos

Open chat