21 2461-0300

Alinhamento no eixo traseiro é necessário?

Alinhamento no eixo traseiro é necessário?

Por: Gabriela Rabinovici

O alinhamento, conhecido também como geometria, trata-se do ajuste dos ângulos das rodas que devem estar perpendiculares ao solo (ângulo de 90º em relação ao chão) e paralelas entre si, evitando assim, um desnível entre os lados do veículo.

Colisões, mudanças na suspensão e desgaste nos pneus estão entre os motivos que alteram o alinhamento da suspensão dianteira e podem provocar o desgaste prematuro nas peças.

E aí surge a dúvida: além do alinhamento dianteiro, é preciso fazer alinhamento traseiro também?

A maior parte dos automóveis compactos e médios só recebe alinhamento nas rodas dianteiras, no entanto, quando a suspensão traseira é independente (a mais comum é a multilink), o carro precisa estar com as rodas alinhadas às do eixo dianteiro em relação a linha imaginária central do veículo.

Caso estejam desalinhadas, o volante não ficará centralizado durante a condução, provocando desgaste prematuro dos pneus. Versões do Volkswagen Golf e do Ford Focus, por exemplo, precisam alinhar os braços da suspensão traseira, pois podem perder a regulagem original.

Quando fazer?

O serviço é indicado a cada 10 mil quilômetros ou quando for feita a troca dos pneus, após uma batida mais forte das rodas em algum buraco ou meio fio, após mudanças na suspensão, quando a direção puxar para a esquerda ou para a direita, quando houver trepidação das rodas ou quando o volante estiver duro.

Atenção!

Não protele o serviço. O alinhamento é um procedimento simples, feito em cerca de 30 minutos.

Aproveite para acertar a calibragem e verificar com o profissional especializado se há necessidade de realizar também o balanceamento, serviço importante para garantir o conforto na condução e manter o desempenho dos pneus.

Faça o alinhamento nos eixos dianteiro e traseiro na oficina mecânica especializada Widmen. Aqui você encontra profissionais certificados para realizar manutenções periódicas com excelência.

Leia mais:

A importância da manutenção do veículo:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/a-importancia-da-manutencao-do-veiculo/

Protetor de cárter: quando usar?

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/protetor-de-carter-quando-usar/

Carlos

Open chat