21 2461-0300

Acessórios: conheça as vantagens do rack e bagageiro de teto

Acessórios: conheça as vantagens do rack e bagageiro de teto

Por: Gabriela Rabinovici

Quem leva um estilo de vida mais ativo, viaja bastante, precisa de mais espaço no veículo ou ainda precisa levar itens especiais como bicicletas ou pranchas de surf, pode contar com dois acessórios úteis: o rack e o bagageiro de teto. Ambos servem para transportar, de forma mais fácil e segura, diversos equipamentos que não cabem no porta-malas do carro.

Enquanto os racks são formados por duas partes (as longarinas e as travessas), o bagageiro é um compartimento fechado, com capacidade que pode chegar a 510 litros, ideal para proteger os objetos do contato com sol, água ou elementos corrosivos. Ele fica acoplado ao rack através de garras giratórias e pode ser retirado a qualquer momento. Alguns modelos são dobráveis, permitindo o fácil armazenamento quando não é utilizado.

É importante saber que, por lei, a altura da carga não pode exceder 50 centímetros (já considerando o tamanho do suporte), com exceção das bicicletas que podem ultrapassar essa altura devido à legislação específica.

Nas picapes, a carga não deve exceder sua largura. Neste caso, a distância entre o meio da roda traseira até o final da picape com a tampa aberta não pode exceder a 60% do valor do entre-eixos. As picapes também podem comportar um pequeno bagageiro para carga adicional.

Lembre-se de verificar no manual do fabricante (do carro e do acessório), o limite de carga do bagageiro, geralmente, ele varia de 50 a 70kg. Esta carga a mais interfere na aerodinâmica do carro, por isso, dirigir com cautela é essencial, além disso, é necessário certificar-se que todos os itens estão bem presos.

Segue a dica para acoplar a bicicleta no rack de forma correta:

Abra as fivelas dianteira e traseira, solte a borboleta do braço do rack, segure o quadro da bicicleta e coloque os pneus no trilho. Em seguida, levante o braço do rack, prendendo-o no quadro da bicicleta. A borboleta e as fivelas dianteira e traseira devem ser ajustadas de forma bem firme.

A fim de aumentar a segurança, coloque um sinalizador traseiro no veículo para facilitar a visibilidade de quem vem atrás, evitando assim, possíveis acidentes.

Leia mais:

Saiba mais sobre os transporte de carga em picapes:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-mais-sobre-o-transporte-de-carga-em-picapes/

Conheça 10 acessórios úteis para o carro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-10-acessorios-uteis-para-o-carro/

Open chat