21 2461-0300

A importância do alinhamento dos faróis do carro

A importância do alinhamento dos faróis do carro

Por: Gabriela Rabinovici

O sistema de luzes automotivas é responsável por iluminar e sinalizar as funções do veículo, tornando-o visível aos demais carros e pedestres, ajudando assim, a evitar acidentes.

Entretanto, é comum notar veículos com faróis não só queimados, mas também desalinhados. O problema pode acontecer por causa de trepidações, pequenas batidas ou devido à folga nos parafusos pela ação do tempo, causando mudança na posição do facho de luz.

O ideal é fazer a revisão, em média, a cada 10 mil ou 20 mil quilômetros, assim, profissionais especializados vão analisar a situação da lente e o alinhamento da luz. No entanto, se notar que uma das lanternas está com intensidade menor que a outra ou tiver dificuldade para dirigir à noite, vá imediatamente a uma mecânica especializada.

Lembre-se ainda de realizar o alinhamento dos faróis quando houver a substituição da lâmpada do farol ou substituição do farol, quando retirar o farol para reparos, quando houver troca ou arqueamento de molas da suspensão ou quando a altura do veículo for modificada.

Teste em casa:

Você mesmo pode verificar o alinhamento dos faróis. Basta colocar o carro em um local plano de frente para uma parede, a cerca de cinco metros de distância. Se uma luz estiver mais alta do que outra, eles estão desalinhados.

Risco de multa:

Fique atento! É importante estar com as condições de iluminação adequadas, respeitar os motoristas que trafegam pelo lado contrário da pista e verificar sempre que possível, se não há lâmpadas danificadas, afinal, transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor é infração grave, que resulta em cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 195,23.

Saiba mais:

Cuidado com peças automotivas falsificadas:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/cuidado-com-pecas-automotivas-falsificadas/

Cuidados especiais com os faróis de xênon:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/cuidados-especiais-com-os-farois-de-xenon/

Open chat