21 2461-0300

A importância de cada tipo de desenho de pneu

A importância de cada tipo de desenho de pneu

Por: Gabriela Rabinovici

A banda de rodagem de um pneu é a parte que fica em contato direto com o solo. Ela é dividida em sulcos, ranhuras e barras que se diferem em cada tipo de carro.

Escolher o pneu com o desenho certo é fundamental para garantir conforto, estabilidade e segurança em diferentes situações. Com o surgimento de novas tecnologias, as bandas de rodagem possuem mais resistência para rodar on e off road.

Conheça a importância de cada tipo:

Banda de rodagem simétrica:

O lado esquerdo tem o mesmo design que o lado direto nesse tipo de pneu. É o desenho mais comum, mas não é tão simples de ser identificado, portanto, é preciso localizar o lado específico para saber o qual deve rodar. Eles possuem baixo ruído, boa durabilidade e bom desempenho em diversas situações.

Banda de rodagem assimétrica:

O lado direito da banda conta com desenhos diferentes dos presentes no lado esquerdo. Geralmente, possuem maior desempenho do que os simétricos e são muito seguros em pista molhada. Possuem baixo ruído e boa performance em curvas, no entanto, seu preço é mais elevado.

Banda de rodagem direcional:

Possui semelhanças com a banda de rodagem assimétrica e foi desenvolvida para rodar no veículo em uma única direção. Seus desenhos podem ser em “V”, garantindo boa estabilidade nas curvas, maior velocidade e bom desempenho em pista seca ou molhada.

Banda de rodagem bidirecional:

Os desenhos desse tipo de pneu apontam em direções distintas, sendo assim, ele pode rodar nos dois sentidos. Com ele, há várias maneiras de fazer rodízio, além de ter baixo ruído e boa durabilidade.

Lembre-se! A legislação brasileira determina que os sulcos dos pneus tenham no mínimo 1,6 milímetros de profundidade, por isso, fique atento, faça a manutenção e a troca periódica em uma mecânica especializada.

Na Widmen você encontra os melhores pneus do mercado e profissionais capacitados para realizar a substituição dos itens.

Leia mais:

Conheça o Profundímetro da Widmen:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-o-profundimetro-da-widmen/

Conheça as principais funções de um pneu:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-as-principais-funcoes-de-um-pneu/

Carlos

Comentários (1)

20 setembro 2017

[…] 5 de agosto de 2016DicasWidmen […]

Comentárioss are closed.

Open chat