21 2461-0300

A importância da pressão adequada dos pneus

A importância da pressão adequada dos pneus

Por: Gabriela Rabinovici

Nem mais, nem menos. Para garantir segurança e conforto ao trafegar, é preciso manter a pressão adequada dos pneus.

Estar com a calibragem em dia é importante para uma melhor aderência dos pneus ao solo, maior controle e estabilidade do veículo, redução da distância de frenagem e menor emissão de CO2 na atmosfera.

Quando os pneus estão muito inflados não absorvem devidamente as irregularidades da pista e podem estourar, inclusive quando entram em contato com pequenos objetos. Já quando estão com pouco ar tendem a consumir até 20% a mais de combustível, furam com mais facilidade, desgastam-se 50% mais que um pneu calibrado e corre-se o risco dos pneus saírem do aro.

Cada modelo possui uma calibragem específica e há diferença entre os pneus dianteiros e traseiros e quando o veículo está com carga ou vazio.

Para saber a pressão correta dos pneus deve-se consultar o manual do fabricante ou verificar as placas indicativas presentes na porta do motorista, porta-luvas ou na parte interna da tampa do reservatório de combustível.Depois disso, basta digitar o número no visor da bomba de ar, encaixar a mangueira do calibrador na válvula do pneu e esperar apitar.

O ideal é conferir a pressão uma vez por semana ou, no mínimo, uma vez a cada quinze dias, de preferência, com os pneus frios.

É fundamental observar as condições dos itens e realizar a calibragem em um posto de confiança.

Vá até a oficina mecânica especializada Widmen e faça a manutenção completa do seu conjunto de pneus.

Fique por dentro:

Saiba qual é a diferença entre pneu Tubeless e Tube Type:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-qual-e-a-diferenca-entre-pneu-tubeless-e-tube-type/

Dicas para evitar a aquaplanagem:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-para-evitar-a-aquaplanagem/

Carlos

Open chat