21 2461-0300

7 sinais de que seu carro precisa de manutenção

7 sinais de que seu carro precisa de manutenção

Por: Gabriela Rabinovici

Quem possui um carro, sabe que ele oferece comodidade, mas precisa de cuidados. Realizar a manutenção é imprescindível para garantir segurança e manter o bom funcionamento de todos os itens. Afinal, sem ela, o risco de acidentes pode triplicar.

Para saber o momento certo de recorrer à manutenção, basta conferir o prazo no manual do proprietário, mas vale também, atentar para alguns sinais, como:

1 – Aquecimento:

Pode haver danos na ventoinha, bomba d’água ou ainda falta de circulação da água pelo circuito ou falta de refrigeração do radiador. Neste caso, o indicado é solicitar o reboque e levar o carro a uma mecânica especializada para averiguar a causa do superaquecimento.

2 – Ruídos:

Os barulhos podem estar vindo da suspensão, do freio, do rolamento das rodas, do motor ou outros itens. A recomendação é o reparo ou a substituição de componentes para se evitar problemas nos discos e falhas no sistema.

3 – Pneus:

Como em qualquer produto, os materiais que compõem o item estão sujeitos ao desgaste pela utilização, mas também sofrem com a ação do tempo e pelas variações de temperatura e do ambiente. Fique de olho no TWI (Tread Wear Indicator) ou “Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem” (pequena saliência de borracha no interior do sulco do pneu).

4 – Carro puxando para um dos lados:

Este é um sintoma comum quando o carro não está alinhado. É preciso verificar também, a calibragem dos pneus, suspensão e peças do sistema de direção.

5 – Desempenho:

Gasolina e etanol de qualidade garantem mais desempenho ao motor e durabilidade às velas. Evite combustível adulterado, pois ele é um dos principais motivos para a baixa de potência.

6 – Vazamentos:

Leve o veículo a uma mecânica especializada imediatamente ao encontrar marcas de água, óleo ou combustível no chão. O problema pode ser furo, mangueiras ressecadas, tampa do reservatório mal encaixada, rachadura do recipiente do líquido de arrefecimento, entre outros.

7 – Falhas na parte elétrica:

Falhas na bateria, motor de partida, lâmpadas, alternador e fusíveis do carro podem ocasionar multas e acidentes. Faça a troca dos itens ao notar o problema.

Dica:

Adote a condução defensiva diariamente. Um motorista zeloso e paciente garante o bom estado do automóvel e o bem-estar dos ocupantes.

A Widmen possui equipe especializada para fazer todos os tipos de manutenção no seu carro. Esperamos você em uma das nossas cinco unidades localizadas no Rio de Janeiro e Niterói.

Manutenção preventiva, corretiva e preditiva: entenda a diferença:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/manutencao-preventiva-preditiva-e-corretiva-entenda-a-diferenca/

Dicas para a manutenção dos pneus do carro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-para-a-manutencao-dos-pneus-do-carro/

Gabriela Rabinovici

Open chat