21 2461-0300

7 itens que podem ser revisados pelo motorista

7 itens que podem ser revisados pelo motorista

Por: Gabriela Rabinovici

Você sabia que o risco de acidentes triplica em veículos sem manutenção? A afirmação é do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR), que toma como base, estudo que apurou as causas de acidentes rodoviários pelo país. 80% dos veículos em circulação no Brasil tem algum tipo de problema como pneu careca, lanterna queimada, falta de seta, motores desregulados, entre outros e essa falta de cuidados coloca em risco a segurança de todos.

Avarias no carro podem acontecer e pegar o motorista de surpresa, seja em trajetos curtos ou longas viagens, por isso, você mesmo pode checar alguns itens antes de pegar a estrada.

1 – Combustível:

A pane seca ou falta de combustível no carro, além de transtorno ao motorista gera multa de R$ 130,16, quatro pontos na carteira e até remoção do veículo. O prejuízo também pode ser grande, resultando na queima da bomba de combustível, cujo conserto não é nada barato. Por isso, não deixe de conferir o nível.

2 – Água:

É preciso verificar o nível de água do motor, pelo menos, uma vez por mês. Sem água e fluido, a junta do cabeçote queima e, se o carro continuar a rodar, o motor pode fundir.

3 – Parte elétrica:

Antes de sair verifique a buzina, luzes, sistema de som e ar-condicionado. Falhas podem indicar que algo pode estar desconectado, colaborando para possíveis acidentes e gastos a mais com peças novas.

4 – Pneus:

Fazer a manutenção regular garante maior durabilidade, estabilidade e segurança. Não se esqueça da calibragem, alinhamento, balanceamento, rodízio e substituição no prazo indicado.

5 – Óleo:

Para garantir a lubrificação, limpeza e proteção do motor é necessário fazer a troca de óleo de acordo com o prazo recomendado pela montadora. O óleo vencido pode oxidar e até fundir o motor, causando prejuízos de até 5 mil reais.

6 – Cinto de segurança:

Fique atento aos engates, pois eles precisam estar bem presos à carroceria do veículo. Se o item estiver apertado ou frouxo demais, deve-se resolver o problema em uma loja especializada;

7 – Palhetas do para-brisa:

Verifique atentamente as palhetas, pois quando ressecadas causam excesso de barulho e arranhões nos vidros, prejudicando a visibilidade do motorista. A peça é barata e a substituição pode evitar prejuízos maiores.

A Widmen possui equipe especializada para fazer todos os tipos de manutenção no seu carro. Vá até uma das cinco unidades localizadas no Rio de Janeiro e Niterói.

 

Leia mais:

Dicas de manutenção preventiva:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-de-manutencao-preventiva/

A importância de manter a pressão ideal dos pneus:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/a-importancia-de-manter-a-pressao-ideal-dos-pneus/

Gabriela Rabinovici

Open chat