21 2461-0300

7 itens de segurança essenciais no veículo

7 itens de segurança essenciais no veículo

Por: Gabriela Rabinovici

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem, no mundo, por ano em acidentes de trânsito. Pensando em reduzir o número de mortes e lesões, montadoras têm investido cada vez mais em segurança veicular.

Veja alguns equipamentos de grande importância:

1 – ISOFIX:

A palavra ISOFIX pode ser traduzida como Padronização Internacional de Organização de Fixação, cujo objetivo é padronizar e simplificar o encaixe dos dispositivos de retenção (bebê conforto, cadeirinha de criança e assento de elevação), garantindo a eficiência do produto. O sistema é composto por dois pontos de fixação na base, que se encaixam a dois pontos no veículo, localizados no vão entre o assento e o encosto do banco traseiro. Um terceiro ponto no carro se liga a uma espécie de gancho da cadeirinha, evitando que o dispositivo se movimente.

2 – Cinto de segurança de três pontos:

Reduz as fatalidades em 58% contra 48% do cinto de dois pontos. Ele retém melhor os ocupantes em sua posição e aumenta a distância das partes rígidas do veículo – principalmente regiões abdominais e cabeça, minimizando o impacto em caso de acidente. Será obrigatório em veículos fabricados a partir de 2020.

3 – Freios ABS:

Conhecido também como “Sistema de Freio Antitravamento” evita o travamento das rodas quando há frenagem mais brusca, permitindo que o motorista continue no controle do carro em pista seca ou molhada, parando na menor distância possível.

4 – Airbags frontais: 

São bolsas que se inflam em caso de colisão frontal para proteger os ocupantes de ferimentos. A exemplo do ABS, o item tornou-se obrigatório em 2014.

5 – Controle de estabilidade:

O controle de estabilidade, conhecido também pelas siglas ESP ou ESC, chegou aos mercados em 1995 através da BMW e da Volvo, e trata-se de um comando eletrônico de auxílio ativo à segurança que ajuda o condutor a manter a trajetória do carro em situações extremas, como desvios bruscos, pistas escorregadias e curvas muito rápidas. Sua eficácia na prevenção de acidentes fatais pode chegar a até 43%. Todos os veículos 0 km deverão contar com o recurso a partir de 2022.

6 – Encosto de cabeça:

Evita o chamado efeito “chicote”, que é a movimentação brusca do pescoço e cabeça em colisões traseiras, que pode causar lesões na coluna. Será obrigatório em 2020.

7 – Luzes diurnas:

São conhecidas também, como luzes de posição e permanecem acesas nos faróis dianteiros quando o conjunto está apagado (geralmente, durante o dia). Na Europa é um item obrigatório e lá, já ajudou a reduzir em 20% os acidentes. Por aqui será obrigatório a partir de 2021 para projetos de novos veículos. Após 2023, todos os veículos fabricados e vendidos no país serão obrigados a ter o equipamento.

Faça a revisão de todos os itens dentro do prazo estabelecido pelo fabricante em uma oficina mecânica de confiança. Esperamos você em uma de nossas cinco unidades!

Leia mais:

Dicas para evitar acidentes no trânsito:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-para-evitar-acidentes-no-transito/

Saiba mais sobre a obrigatoriedade dos airbags e freios ABS:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-mais-sobre-a-obrigatoriedade-dos-airbags-e-freios-abs/

 

Carlos

Open chat