21 2461-0300

5 perguntas e respostas sobre as rodas de liga leve

5 perguntas e respostas sobre as rodas de liga leve

Por: Gabriela Rabinovici

Leves, bonitas e resistentes, as rodas de liga leve estão entre os itens mais cobiçados pelos motoristas. Elas diferenciam-se das rodas de aço por serem fabricadas com materiais fáceis de serem moldados como o alumínio, titânio e silício.

Este tipo de roda possui diferentes cores e tamanhos, ampliando as opções na hora da compra. Conheça 5 fatos sobre esses tipos de rodas:

1 – A roda de aço é mais resistente do que a de liga leve?

Rodas de liga leve e rodas de aço são equivalentes, isso porque os itens são submetidos a vários testes: de impacto, desgaste, choque térmico, resistência a agentes químicos. No entanto, as rodas de liga leve são cerca de 15% mais leves do que as rodas de aço, o que, a longo prazo, evita desgaste na suspensão.

2 – Roda de liga leve ajuda a economizar combustível?

Por ser mais leve do que a roda de aço com calota, o automóvel precisa de menos esforço para se locomover, reduzindo assim, o consumo e, consequentemente, as emissões de poluentes no meio ambiente.

3 – A roda de liga melhora o desempenho do carro?

A melhora é imperceptível em carros de passeio, no entanto, há maior durabilidade, redução de ruídos, melhora de resposta à frenagem e à aceleração.

4 – Pode-se consertar roda de liga?

O reparo só é aconselhável quando o dano é superficial, como a famosa “raspadinha” no meio fio. A parte arranhada é lixada, pintada e envernizada. Mas se ela quebrou e necessita de solda, não se deve recuperar, isso porque há a possibilidade de ter ficado alguma trinca ou porosidade interna e só é possível observá-los utilizando aparelhos tecnológicos do tipo ultrassom, presentes em fábricas de rodas e dificilmente em uma oficina de reparação.

5 – Rodas de liga leve possuem maior valor de revenda?

Sim. Embora sejam bem mais caras do que as de aço, as rodas de liga leve têm maior valor estético e, por isso, podem valorizar o carro na hora da revenda. Mas, atenção: a maioria das fábricas alerta que não há como manter a garantia ao comprar novas rodas, já que o componente é capaz de alterar a dinâmica do veículo mesmo respeitando-se todas as medidas originais.

Ao adquirir novas rodas opte sempre pela qualidade e caso as rodas do seu carro necessitem de reparo, vá até uma mecânica especializada de confiança como a Widmen! Aqui temos especialistas certificados para avaliar e fazer o devido conserto com excelência.

Saiba mais:

É recomendado instalar rodas maiores apenas no eixo traseiro?

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/e-recomendado-instalar-rodas-maiores-apenas-no-eixo-traseiro/

Dicas ao trocar as rodas do carro por rodas esportivas:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-ao-trocar-as-rodas-do-carro-por-rodas-esportivas/

Gabriela Rabinovici

Open chat