21 2461-0300

10 dicas para evitar que o tanque seque

10 dicas para evitar que o tanque seque

Por: Gabriela Rabinovici

A crise de combustível no Brasil desencadeou a greve dos caminhoneiros e provocou uma série de problemas em diversos setores. Em tempos de combustível caro e escasso, vale a pena aprender a pensar no consumo do seu carro para evitar que o tanque seque.

Confira algumas dicas que envolvem o modo de dirigir e a manutenção preventiva:

1 – Pneus:

Eles são responsáveis por 20% do consumo de combustível, por isso, mantê-los calibrados e com o alinhamento e balanceamento em dia é essencial para economizar e prolongar a vida útil dos itens.

2 – Lubrificantes:

A qualidade do lubrificante conta muito na hora de economizar combustível, o produto precisa ter baixa viscosidade para gerar maior economia, isso também diminui os efeitos nocivos ao meio ambiente e aumenta a durabilidade do propulsor. Fique de olho também na qualidade do combustível.

3 – Ar-condicionado:

Ao deixar o carro muito tempo exposto ao sol forte, ao entrar, não ligue o ar-condicionado de primeira. Ande por alguns minutos com os vidros abertos para não forçar muito o equipamento. Ele aumenta, em média, 20% o consumo do veículo.

4 – Freadas:

Freie e acelere suavemente. Além de ser mais seguro, ajuda a economizar combustível.

5 – Marchas:

Acostume-se a trocar a marcha na hora certa, dentro da faixa de torque máximo. A rotação do motor deve ficar entre 2 mil e 2,3 mil giros, acima disso, o consumo aumenta.

6 – Não dirigir na Banguela (ponto morto):

Além de ser arriscada, essa prática não ajuda a economizar combustível, pois o motor continua a trabalhar para que o carro não morra.

7 – Velas:

Sua função é gerar energia na câmara de combustão para que ocorra a queima da mistura ar/combustível. Se há avaria nas velas ou se atingir o prazo de validade, precisam ser trocadas, pois a queima será irregular e aumentará muito o consumo de combustível.

8 – Rotas:

Para economizar tempo e combustível, acostume-se a traçar sua rota antes de sair de casa, principalmente, quando for viajar.

9 – Carga:

O excesso de peso no veículo pode aumentar muito o consumo de combustível. Se o veículo estiver transportando 50 quilos acima do recomendado pelo fabricante, o consumo aumenta em 1%.

10 – Velocidade:

O consumo de combustível do carro aumenta 20% quando está acima de 100km/h. Dirija sempre dentro do limite de velocidade e mantenha as janelas fechadas quando estiver acima de 80 km/h, pois os vidros abertos comprometem a aerodinâmica do carro e aumentam o consumo.

Fique por dentro:

É seguro abastecer com gasolina formulada?

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/e-seguro-abastecer-com-gasolina-formulada/

Dicas para transportar bagagens de forma correta:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-para-transportar-bagagens-de-forma-correta/

 

Carlos

Open chat